Curitiba - Dirigido por Walter Salles, ‘Ainda Estou aqui’, se tornou um marco do cinema brasileiro e é uma das promessas para a noite de premiação do Oscar deste ano. O enredo, que teve a atriz Fernanda Torres e o ator Selton Mello como protagonistas, também contou com o talento de atores do Estado do Paraná, Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir e Otávio Linhares.

O roteiro, que foi premiado no Festival de Veneza, relata a história do desaparecimento de Rubens Paiva, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva. A adaptação do enredo foi realizada pelos curitibanos, Murilo Hauser e Heitor Lorega. A dupla, que já havia se destacado pela escrita do roteiro de ‘Marinheiro das Montanhas’ em 2021, voltou a chamar a atenção do público com o longa ‘Ainda estou Aqui’.
Além do elenco e da roteirização, a produção contou com a participação do laboratório fotográfico de Curitiba, o Lab:Lab Análogico, que esteve por trás da transformação de arquivos digitais em películas físicas, gerando slides fotográficos que contribuíram para a construção narrativa do filme.
Elenco paranaense em ‘Ainda Estou Aqui’
Conhecida por lançar artistas, a capital do Paraná tem contribuído para o cenário audiovisual e para a cena criativa brasileira. De acordo com a Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, em declaração ao governo, a presença dos artistas da região em filmes reconhecidos globalmente, só reafirma o papel que o estado tem desempenhado.
“O cinema nacional tem tudo para chegar muito longe, e o Paraná é de fato um grande celeiro de talentos e de profissionais de ponta, preparados para todas as etapas da cadeia de produção audiovisual”, Luciana Casagrande afirma.
Otávio Linhares
O curitibano que interpreta um investigador no filme, Otávio Linhares relata ao site do governo também, que foi chamado para o papel de maneira inesperada. Segundo ele, o diretor Walter Salles, o escolheu enquanto assistia na ilha de edição sua atuação em “Barba Ensopada de Sangue”, de Aly Muritiba. Foi uma das partes mais marcantes, essa escolha a dedo, detalha Otávio, que tinha Walter como herói de infância.
“Quando comecei a estudar teatro e trabalhar com cinema, era uma das pessoas com quem eu queria trabalhar, mas como ele roda muito pouco eu nem sonhava com isso, então quando aconteceu foi muito incrível”, comenta Otávio Linhares.
Após receber o convite, o processo para começarem as gravações foi mais rápido do que ele imaginava, e quando o ator percebeu, já estava no Rio de Janeiro se preparando. Nos dias seguintes os artistas que admirava nas telas, se tornaram seus colegas de cena.
“Ter contracenado com Fernanda Torres foi maravilhoso, ela é uma inspiração para qualquer profissional do teatro e do cinema, uma pessoa fantástica; foi uma experiência que me engrandeceu bastante”, detalhe Otávio Linhares.
Oscar 2025
Pela primeira vez na história do cinema brasileiro, um filme é selecionado para concorrer à categoria de Melhor Filme em geral, além dessa indicação, ‘Ainda Estou Aqui’ poderá ser premiado como Melhor Filme Internacional. Indicada pela segunda vez, a atriz Fernanda Torres terá a chance de ser considerada a Melhor Atriz Internacional novamente. A artista foi premiada no dia 5 de janeiro no Globo de Ouro.
A 97.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (Oscar) ocorrerá no dia 2 de março, às 21h, em uma noite de domingo, com 23 categorias sendo premiadas. A cerimônia será televisionada nos Estados Unidos pelo canal ABC.
*Com supervisão de Erick Mota
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.