O sexto aniversário do programa Mama Nenê foi comemorado, nesta quarta-feira (21), no salão Atos do parque Barigui, com a entrega de certificados para 89 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que reconhecem o esforço das unidades no incentivo ao aleitamento materno.
O programa Mama Nenê é uma parceria das secretarias municipais da Educação e Saúde e tem como objetivo a promoção ações de aleitamento materno nas creches, oficiais e conveniadas de Curitiba. Em seis anos, 2.768 crianças de 3 meses a 2 anos já foram beneficiadas.
Para serem certificados, os 89 CMEIs atingiram as dez metas estabelecidas para proporcionar às mães e aos bebês um bom aleitamento.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo, 178 CMEIs e 44 Centros de Educação Infantil conveniados à Prefeitura contam com o programa. “A amamentação é um dever da mãe e um direito da criança. Sempre que uma mãe matricula seu bebê é feito um trabalho de conscientização sobre a importância da amamentação e incentivado que ela vá até a instituição amamentar seu filho, ou armazene seu leite e entregue para as educadoras. Nossa intenção é ampliar este programa principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social”, disse Roberlayne.
O secretário de Saúde, Adriano Massuda, ressaltou que a secretaria faz um trabalho de conscientização nas maternidades para que as crianças sejam amamentadas logo após o parto. “Além de ser uma prática importante para o desenvolvimento da criança e a prevenção de doenças, o aleitamento é um direito da mulher. É importante resgatarmos esse direito a amamentação, pois em razão das mudanças sociais em que a mulher se faz cada vez mais importante no mercado de trabalho, pode acabar se perdendo”, disse Massuda.
Pelo programa, as mães têm um local reservado para amamentar seus filhos ou retirar seu leite, nos CMEIs. Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o programa faz a capacitação dos profissionais envolvidos nos cuidados às crianças.
Saúde na Escola
Outra parceria importante entre as secretarias de Saúde e Educação é o Programa Saúde na Escola que desde junho atende 142 mil crianças e jovens de 380 instituições de ensino. Até o ano passado, 14 mil estudantes de nove escolas de Curitiba participavam do Programa que proporciona avaliação nutricional, odontológica, oftalmológica, auditiva e clínica com o enfoque na prevenção de doenças. Pioneira no país, a Prefeitura de Curitiba, incluiu neste ano crianças de zero a 6 anos no programa, que é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Além de fazer a prevenção de doenças, os profissionais das Equipes de Saúde da Família e educadores capacitados para o programa também acompanham o calendário vacinal dessa faixa etária, que inclui 11 vacinas que protegem de 15 doenças, entre elas a poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, meningites, tétano, coqueluche, difteria e rotavírus.