Karla Sofía Gascón fez história ao ser indicada ao Oscar 2025 por sua atuação em ‘Emília Pérez’. Na disputa da categoria de Melhor Atriz, ela se tornou a primeira mulher transgênero a ser indicada ao prêmio de atuação na história da premiação mais importante do cinema.

‘Emília Pérez’ também se destaca ao liderar as indicações deste ano, em 13 categorias no total, incluindo Melhor Filme. Com a marca, o longa é o filme internacional mais indicado da história do Oscar. Além de Cannes, a atuação de Gascón foi reconhecida pela Academia Europeia de Cinema.
Nascida em 1972 em Alcobendas, um município da comunidade de Madri, Karla Sofía Gascón cresceu em uma família de classe trabalhadora. Ela iniciou sua carreira diante das câmeras na Espanha ao participar de séries como ‘El Súper’, ‘El Pasado es Mañana’ e ‘Calle Nueva’.
Sua carreira começou a ganhar destaque de forma mais notável após sua mudança para o México, onde se consagrou com papéis nas séries ‘Corazón Salvaje’ (2009) e ‘El Señor de los Cielos’ (2013). Em 2013, estreou no cinema com ‘Los Nobles – Quando Os Ricos Quebram a Cara’, que foi sucesso de bilheteria.
A transição de gênero de Gascón começou em 2018, em Madri. Pouco depois, ela retornou ao México, onde participou da edição local do ‘MasterChef Celebrity’ e da série ‘Rebeldes’. Nesse período, também lançou seu livro autobiográfico, ‘Karsia’, onde compartilha sua jornada pessoal. A obra começa com uma emocionante dedicatória: “A quem mais me feriu, pois ninguém pode ferir mais do que quem te ama”.
Com a indicação histórica, Gascón tem chamado a atenção nas redes sociais. Além disso, veio ao Brasil recentemente e fez declarações a respeito da equipe de Fernanda Torres, que causaram burburinho.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.