Após três dias de desfiles que agitaram o público presente na Marquês do Sapucaí, o Carnaval do Rio de Janeiro conhecerá nesta quarta-feira (5) a escola campeã de 2025. A apuração oficial das notas dos jurados que avaliaram as 12 escolas de samba do Grupo Especial começa às 16h.

As agremiações que desfilaram entre domingo (2) e terça-feira (4) foram avaliadas em nove quesitos, por quatro jurados em cada uma das categorias. Os quesitos julgados são Alegoria, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasia.
Como funciona a apuração
E nesta Quarta-Feira de Cinzas, durante a apuração, serão lidas as notas de cada um dos 36 jurados. Então, a menor nota em cada quesito será descartada e as demais entrarão no somatório de cada escola. De acordo com o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), casos de empate só são permitidos para o primeiro lugar. Assim, é possível que duas escolas dividam o título do Carnaval carioca. No entanto, para as demais colocações, o desempate será feito pelas notas do quesito que será sorteado momentos antes da apuração.
Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz, Mangueira, Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Portela, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Unidos de Padre Miguel, Vila Isabel e Viradouro, a atual campeã, são as 12 escolas que disputam o título.
As seis primeiras colocadas do Carnaval carioca voltam ao sambódromo no próximo sábado (8) no Desfile das Campeãs. Por outro lado, a escola com nota mais baixa será rebaixada para a Série Ouro em 2026. A apuração das notas será transmitida pela TV Globo.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.