Curitiba - A cidade de Curitiba será a capital dos games entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, com uma maratona de criação de jogos. A 17ª edição da Global Game Jam Curitiba começa às 16h desta sexta-feira (30) e os melhores jogos serão premiados na tarde de domingo (1º), na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR).

Conforme dados da pesquisa Game Brasil, entre 2024 e 2025, o consumo de jogos digitais cresceu 8,9% no país, alcançando 82,8% da população. Com o objetivo de incentivar desenvolvedores e revelar talentos na área, Curitiba sedia mais uma edição do Global Game Jam, um dos maiores eventos de criação de games do país.
“É um momento único de imersão, inovação e troca de experiências, independentemente de o participante ser amador ou profissional. Muitos, inclusive, optam por passar a noite no local para se dedicar integralmente à maratona. É um fim de semana inteiramente dedicado aos jogos”, explica Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR.
Durante a maratona, os participantes serão desafiados a colocar a criatividade em ação no desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas e formatos, como PC, dispositivos móveis, realidade virtual e jogos analógicos – incluindo jogos de tabuleiro, livros-jogo, escape rooms, aventuras de RPG, entre outras iniciativas ligadas ao universo dos games.
O Global Game Jam é realizado em Curitiba desde 2010, pelo curso de Jogos Digitais da Escola Politécnica da PUCPR, e faz parte da iniciativa Global Game Jam, que promove o hackathon de games anualmente em diversos países. A sede curitibana do evento é uma das maiores do mundo em termos de produção e participação. A expectativa para 2026 é que mais de 500 desenvolvedores marquem presença e que uma centena de jogos sejam elaborados.
Programação Global Game Jam Curitiba
O evento tem início às 16h da sexta-feira, 30 de janeiro, com o credenciamento e a formação das equipes. No sábado, além de se dedicarem à criação dos jogos, os participantes poderão acompanhar minitalks com profissionais da área. Já no domingo, ocorre a finalização dos projetos e a tradicional jogatina (Play Party), momento em que os trabalhos são apresentados ao público e avaliados, culminando na votação que define o melhor jogo da edição. Essa etapa do evento é aberta ao público e não exige inscrição, permitindo que todos os presentes testem e avaliem os jogos das 15h às 18h, localizados nos dois primeiros andares do Bloco Amarelo.
As inscrições para o evento são gratuitas e aberto ao público, clique aqui.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui