O polegar de uma pessoa média viaja quase o equivalente a duas maratonas (83 km) por ano, percorrendo sites como Twitter e Instagram, mostram novas pesquisas. A agência de marketing Ilk fez os cálculos e criou um simulador online interativo para celular chamado Thumb Run, no estilo de um jogo de arcade retrô dos anos 1980, para ajudar a visualizar o estudo.
Em entrevista ao Daily Mail, o diretor sênior de relações públicas e mídias sociais da agência Ilk, Rob Jones, contou sobre o estudo:
“Não é nenhum segredo que muitos de nós gastamos muito tempo em nossos telefones. Mas a distância percorrida por nossos polegares ao longo de um ano típico é impressionante. Queríamos ilustrar como a mídia social desempenha um papel importante em nossas vidas, seja como fonte de entretenimento, para acessar informações importantes ou para nos mantermos conectados com a família e amigos”’, disse.
O uso excessivo do smartphone pode causar ‘polegar de rolagem‘ ou ‘polegar de mensagem de texto’, onde o dedo começa a ter cãibras, inflama-se ou fica preso em uma posição dobrada. Esse movimento anormal e repetitivo do osso do polegar pode causar dor e até artrite eventual.
O Dr. Eugene Y. Tsai, um especialista do Hospital Cedars-Sinai em Los Angeles, explica:
“Basicamente, o tendão do polegar inflama à medida que esfrega repetidamente contra o túnel que o rodeia. Essa inflamação logo causa dor no polegar ao redor da junta. Os pacientes também podem ter uma sensação de clique ao dobrar o polegar. “
Existem medidas que as pessoas podem tomar para evitar o polegar de rolagem. Por exemplo, os usuários de smartphones podem dar uma pausa nos polegares, passando a usar outro dedo, como o indicador, para digitar. Os usuários também podem usar os recursos de controle de voz para ditar mensagens e e-mails ao invés de digitar, e realizar exercícios diários de alongamento com o pulso e os dedos.