O Marco Regulatório para uso da Inteligência Artificial no Brasil está em discussão no Congresso Nacional. O texto base prevê o estabelecimento de princípios para o desenvolvimento e utilização da IA.

Anteriormente, o Senado Federal fez a aprovação do Marco Regulatório em dez de dezembro; no entanto, a proposta ainda aguarda o início das atividades na Câmara dos Deputados para ser colocada, enfim, em votação.
Segundo o Marco Regulatório, o uso da Inteligência Artificial no Brasil deve ser transparente, segura, confiável, ética, livre de vieses discriminatórios, respeitando os direitos humanos e valores democráticos.
O projeto prevê que sejam contemplados o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a livre iniciativa e a livre concorrência.
A legislação ainda proíbe o desenvolvimento de alguns tipos de tecnologias de Inteligência Artificial.
Nesse cenário, o projeto ainda determina quais sistemas de Inteligência Artificial podem ser considerados de alto risco.
Ou seja, quando agem com o intuito de causar violação de direitos fundamentais, isto é, áreas como saúde, segurança, entre outras.
Do mesmo modo, o Marco Regulatório proíbe o Poder Público de criar sistemas que classifiquem ou ranqueiem pessoas com base no comportamento social.
Por exemplo, para o acesso a bens e serviços ou políticas públicas, de forma ilegítima ou desproporcional, bem como modelos ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O que é Inteligência Artificial?

Dessa forma, a Inteligência Artificial é um campo da ciência com a finalidade de desenvolver raciocínio e lógica em máquinas, de maneira similar ao pensamento humano.
Entre as disciplinas que compõem a Inteligência Artificial estão a ciência da computação, estatísticas e análises de dados, engenharia de hardware e software, linguística, neurociência e filosofia e psicologia.
Porém, a Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias, como, por exemplo:
- Machine learning e aprendizado profundo;
- Análise de dados;
- Previsões e previsão;
- Categorização de objetos;
- Processamento de linguagem natural;
- Recomendações;
- Recuperação inteligente de dados
Entre os principais benefícios dessa recurso à sociedade estão:
- Autoatendimento eficiente;
- Conteúdo personalizado;
- Aprendizado otimizado;
- Respostas rápidas;
- Eficácia no atendimento humano;
- Segurança;
- Melhora na experiência do cliente.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui