Em um setor extremamente tradicional a mudança de mindset está sendo fundamental para reinvenção do varejo, colocando em seu dia a dia a inovação e extraindo dela as melhores ferramentas e recursos.
O varejo vinha lentamente passando por um estágio de transformação, uma mudança tecnológica que aos poucos ganha vida dentro de seus corredores. Essa mudança de mindset que já vinha sendo uma realidade foi acelerada de uma forma muito repentina com a pandemia, e as pessoas e empresas que fazem parte do ecossistema do varejo não estão preparadas para essa transformação com a mesma velocidade com que ela está chegando.
Isso levou inúmeras empresas de varejo a procurarem fora a inovação como uma solução viável para esse momento de incerteza, onde muitos empreendimentos estão dando adeus ao mercado. Apesar dos transtornos, a pandemia serviu positivamente para uma questão, ampliar o varejo no digital. Somente no primeiro trimestre de 2021 cresceu 72,2% faturando R$ 35,2 bilhões, segundo a Neotrust.
Com o número maior de organizações utilizando o digital, abre-se muito mais espaço para ações inovadoras surgirem, e no olhar de Michel Jasper o futuro do varejo dependerá da forma com que você se coloca no digital. Não basta apenas uma página no Instagram, Facebook, mas sim fazer com que o digital possa transmitir uma experiência completa para o cliente.
Muitos estão no caminho, pois o digital é um destino sem retorno, basta o varejista adequar cada vez mais sua estrutura ao digital.
O crescimento da empresa de Michel, com inovação e expansão no varejo
Já em todo ano de 2020 a crescente foi avassaladora e chegou a 480%, números extremamente impactantes. Mesmo assim, não se comparam com o que sua empresa alcançou nos primeiros 5 meses de 2021: um crescimento aproximado de 1.000%.
Mas como decifrar esse crescimento bombástico da empresa de Michel? Bom, é simples! Todo embasamento de sua empresa durante os últimos anos foi feito em cima de grandes tecnologias e ações inovadoras.
Michel vem nos mostrando como a realidade de um varejo digital pode ser e como é enriquecedor aderir a ferramentas tecnológicas, que geram maiores possibilidades e agregam recursos fundamentais, capazes de sustentar e incentivar a inovação.
O que o futuro do varejo nos reserva?
O empurrão do novo coronavírus nos direciona para uma ruptura nos parâmetros tradicionais do varejo, pois inevitavelmente, ele está em direção a um futuro com muito mais tecnologia e automação. A automação já é uma tendência e uma realidade nas lojas de varejo, contudo o varejo físico não irá virar obsoleto, apenas veremos uma união híbrida entre duas pontas do segmento do varejo.
O futuro do varejo, é um varejo omnichannel, integrado. Um varejo onde o cliente consiga criar uma experiência digital e ter a mesma no físico. Muita tecnologia, automação e uma busca incessante por qualificação
Explica Michel Jasper – Fundador da Amo Varejo.
A união das plataformas e meios digitais com a loja física vão proporcionar maiores opções de compra e conforto a seu cliente final, criando uma experiência de compra muito mais completa, diversificada e impactante. Logo, o varejista que disponibilizar em conjunto a seus clientes finais essas experiências vai sobreviver, se destacar e crescer no mercado.
O mercado das startups no varejo
A latente de startups é voraz! Por serem empresas que podem atuar em variados setores de todo o mercado, chegam para dominar o ecossistema das corporações. No entanto, em comparação a outros grandes segmentos, startups para o varejo ainda são minoria. Para mais de 13 mil startups existentes em território brasileiro, aproximadamente 600 delas são voltadas ao varejo.
Essa pequena parcela de startups voltadas ao varejo é o reflexo da relação que essas empresas têm com o varejo, pois não conseguem se comunicar com o agente varejista. Como Michel aponta, a falta de comunicação e o simples fato de que essas empresas focam muito mais na indústria e no produto, e não tanto na solução que o varejo precisa, é o grande problema que atrapalha a relação das startups com o varejo.
Ao alinhar uma comunicação direta com o foco nas dores e deficiências que o varejo tem, uma solução inovadora e viável pode ser apresentada.
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