A Academia do Oscar anunciou nesta quinta-feira (23) os finalistas da edição 2025. E historicamente, a Inteligência Artificial é um dos temas recorrentes nos filmes selecionados.

Estatuetas do Oscar
Academia do Oscar anunciou filmes finalistas nesta quinta-feira (23). (Foto: Pixabay)

Nesse cenário, revolução das máquinas, relação entre humanos e robôs e até mesmo um androide que caçava outros semelhantes, foram temas que ganharam destaque no Oscar.

Confira abaixo cinco filmes que abordam a Inteligência Artificial e foram finalistas do Oscar:

Matrix

Matrix é um dos filmes mais influentes de ficção científica e aborda um futuro distópico em que humanos são escravizados pelas máquinas.

A fim de, que os humanos não se rebelem, as máquinas criam uma realidade paralela chamada Matrix, em que homens e mulheres vivem sem se dar conta que analogamente são escravizados.

Assim, o protagonista Neo é confrontado por líderes da resistência humana em aceitar a realidade ou continuar na ilusão da Matrix.

Em 2000, a Academia do Oscar premiou Matrix com quatro estatuetas: Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Especiais.

Ex Machina

Similarmente, Ex Machina mostra um enredo em que um cientista da computação é confrontado a decidir se um robô consegue se passar por um humano – como em um Teste de Turing.

Portanto, o filme revela uma história em que o protagonista se questiona sobre as reais intenções do robô e do empregador, bem como questões éticas como vazamento de dados por big techs.

Com isso, o filme foi indicado a duas estatuetas no Oscar de 2016 e venceu o prêmio por Melhores Efeitos Visuais.

O Exterminador do Futuro 2

Semelhantemente, a continuação de Exterminador do Futuro conseguiu ainda mais sucesso que o primeiro filme, inclusive, com uma bilheteria superior a US$ 500 milhões.

Além disso, Arnold Schwarzenegger volta a interpretar o Terminator, todavia, ele é enviado ao passado por John Connor para proteger a versão mais nova do líder da resistência humana.

Contudo, a Skynet, inteligência artificial responsável pelo genocídio humano, manda um T-1000 (versão evoluída do Terminator) ao passado para matar Connor.

Indicado em seis categorias, o filme venceu quatro estatuetas no Oscar de 1992: Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Ela

Ela narra a história de um homem que se apaixona por um sistema operacional e decide sair em uma jornada em busca dessa assistente virtual.

A relação entre os protagonistas Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson faz com que o espectador questione os limites da interação entre ser humano e máquinas.

Nesse contexto, o filme foi indicado em cinco categorias no Oscar de 2014 – incluindo melhor filme, mas venceu apenas a estatueta por Melhor Roteiro Original.

Blade Runner

Outro clássico da ficção científica, Blade Runner também ganhou o status de filme cult ao longo dos anos.

A história narra a jornada do protagonista Rick Deckard, interpretado por Harrison Ford, que tem a missão de encontrar um grupo de replicantes.

Por certo, esses androides são utilizados para servirem aos humanos, porém, se rebelam e oferecem ameaças à sociedade.

Com uma fotografia retrofuturista, que retrata uma Los Angeles em decadência pelo consumismo exagerado e imperialismo entre nações.

Mesmo assim, Blade Runner não levou nenhuma estatueta, embora tenha sido indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais no Oscar de 1983.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.