A popularização do Metaverso e da realidade aumentada tem gerado novas oportunidades de carreira no Brasil, inovando a interação entre a tecnologia e o mundo digital. O momento é ideal para conhecer novas profissões e aprender mais sobre a nova tecnologia; entenda.

Campo promissor, os mundos virtuais incluem a criação e o design de cenários e personagens digitais. Além da função, é notável o crescimento na demanda em relação a desenvolvedores especializados em realidade aumentada.
O mercado busca profissionais capazes de integrar elementos digitais com o mundo físico. Em destaque, a carreira como engenheiro de software focada em interfaces sensoriais te sido uma das mais procurados. Confira profissões:
- 1. Programadores;
- 2. Designers gráficos;
- 3. Cientista de pesquisa;
- 4. Desenvolvedores de ecossistemas;
- 5. Seguranças ou police metaverse;
- 6. Especialista em bloqueio de anúncios;
- 7. Storyteller
Profissões no Metaverso: habilidades valorizadas
Especialistas em experiências imersivas buscam tornar o Metaverso cada vez mais realista. Esses profissionais contam como funções design de trilhas sonoras até criação de narrativas interativas, visando uma experiência inovadora. Confira as habilidades e conhecimentos necessários:
- Conhecimento em tecnologias de simulação;
- Prática em plataformas de realidade aumentada é crucial;
- Habilidades em programação;
- Criação de design gráfico;
- Prática em Storytelling;
- Conhecimento em computação gráfica.
Aumento de 1.042% nas oportunidades de emprego
Conforme informações de uma pesquisa realizada pelo site Indeed, ao mencionar o termo “metaverso” na descrição das vagas, houve um aumento de 1.042% nas oportunidades entre novembro de 2020 e 2021.
Dayandra Sanches, headhunter da Advisorh Talent Solutions, afirma que algumas empresas já registram itens como NFT’s.
“Como toda nova tecnologia que surge, o metaverso também deverá abrir novas fronteiras no mercado de trabalho — e não apenas para profissionais da área de TI. Designers de moda e estilistas digitais poderão desenvolver as skins (roupas de avatares). Algumas empresas já registram produtos como carros, casas, roupas, quadros e outros itens do mundo físico que passam a existir também como NFTs, muitas vezes combinados com experiências e benefícios no mundo real”, comenta Dayandra Sanches.

Além da pesquisa, um levantamento produzido pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que 85 milhões de postos de trabalho serão eliminados, enquanto 97 milhões de novas tarefas surgirão, todas com base em tecnologias emergentes como inteligência artificial e realidade virtual.
Benefícios de profissões no Metaverso
- Carreiras no Metaverso oferecem oportunidades de crescimento e inovação.
- Experiências imersivas são a chave para o sucesso nesse novo mercado.
- Desenvolver novas habilidades pode ser a porta de entrada para este universo digital.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.