Ficar sem bateria no celular pode resultar em diversos problemas para os usuários, mas para quem acredita que não existam alternativas que evitem a situação, será possível conferir soluções para quando surgirem apagões, tempestades ou falhas de energia elétrica em casa; confira dicas.

Ficar incomunicável ou impedido de realizar algumas atividades é um contratempo que ninguém espera, mas existem métodos que podem prevenir e solucionar essas complicações causadas pelas famosas quedas de energia, resolvendo parcialmente a situação durante a restauração do serviço de energia.
3 alternativas para carregar o celular
Bateria portátil
Baterias externas ou power banks são aquisições essenciais para não arriscar ficar sem bateria no celular. Os dispositivos portáteis armazenam energia e permitem o carregamento de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos em qualquer momento e local.
A capacidade dos carregadores portáteis pode variar segundo a modelagem da bateria e do smartphone. Para trazer segurança em futuras situações emergentes, é fundamental deixá-los sempre com carga máxima, para poderem ser utilizados em dias sem luz. Vale lembrar que eles não substituem fontes de energia, mas são soluções temporárias.
Carregar no carro
Diversos veículos têm entradas USB ou tomadas de 12 volts que permitem conectar um cabo de carregamento de celular; veja passo a passo.
- O motor do automóvel precisa estar ligado durante o carregamento do celular, caso contrário a bateria do veículo será descarregada.
- Tenha um cabo compatível com a entrada do carro ou um adaptador que consiga transformar a conexão em um carregador funcional;
- É importante ressaltar que o carregamento prolongado pode afetar a bateria do veículo (use com moderação).
Notebook como fonte
Como solução provisória, caso tenha um notebook, ele poderá ser útil em dias sem luz em casa. Analisando se há carga suficiente para disponibilizar energia ao celular, basta conectar o cabo de carregamento do celular à entrada USB do dispositivo, transferindo a bateria do mesmo para o dispositivo móvel. O carregamento com o notebook normalmente é mais lento do que um carregador padrão, mas ele pode evitar que o usuário fique sem comunicação.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui