Starlink é o serviço de internet via satélite de Elon Musk. A tecnologia Direct to Cell permite que os celulares se conectem a um satélite sem precisar de antenas adicionais. Um projeto está sendo desenvolvido para que usuários possam acessar o serviço gratuitamente.

Elon Musk.
O período de testes será de 27 de janeiro a 26 de julho de 2025. (Foto: David Swanson/REUTERS)

A implementação pode trazer conectividade e permitir o acesso à internet sem cobertura tradicional, principalmente em áreas remotas, e já chegou no Brasil. Confira como utilizar o serviço:

A SpaceX possui uma inovação intitulada “Direct to Cell”, que libera aos dispositivos habilitados para o 4G que se comuniquem com os satélites. 

Para isso, é necessário ativar a opção no celular de rede via satélite compatível com o sinal da Starlink. 

Os testes experimentais do Direct to Cell foram autorizados pela Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC).

Principais características

  • Conexão direta com satélite: Para essa opção, não é necessária a torre de sinal ou de redes terrestres.
  • Cobertura global: É ideal para áreas rurais, ilhas e locais que não tenham tanta infraestrutura.
  • Serviços disponíveis: Permite o envio das mensagens de texto. A versão beta deverá disponibilizar chamadas de voz. 
  • Estados Unidos 
  • Antártida
  • Madagascar
  • Brasil
  • Iêmen

O Starlink permite a conexão de internet para celulares via satélite de órbita baixa (LEO). Ele não precisa de torres repetidoras para funcionar, melhora a funcionalidade em áreas remotas, permite mensagem de textos, mas a expectativa é que, em breve, seja expandido para outras formas de comunicação, como chamadas de voz e imagens. 

O Direct to Call ainda está em teste em diversos lugares, mas tem o potencial de revolucionar a comunicação.

O serviço é gratuito e limitado, porém depende da sua operadora telefônica. Ele pode significar uma revolução na conectividade. 

Impactos

O Starlink pode atingir diretamente algumas regiões do Brasil onde as áreas estão desconectadas, como, a Amazônia e o sertão. 

A chegada da tecnologia no Brasil representa uma evolução em relação aos satélites usados anteriormente, e permite levar internet a locais onde outras redes não chegam normalmente. 

  • Apple: iPhone 14, 15 e 16
  • Samsung: Galaxy A14 até A54, Galaxy S21 até S25, Galaxy Z Flip 3 até Z Flip 6, Galaxy Z Fold 3 até Z Fold 6, Galaxy X Cover 6 Pro
  • Motorola: Razr (2024), Razr Plus (2024), Moto Edge e Moto G Power 5G (2024)
  • Google: Pixel 9
  • T-Mobile: REVVL 7 5G e 5G Pro

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.