Na última quarta-feira (18), mais de 16 bilhões de senhas de aplicativos do Google, Apple e Meta foram divulgadas em um vazamento de dados. De acordo com a revista Forbes, a informação foi descoberta através de uma investigação da Cybernews.

mão segurando celular logado no google
Diversas senhas do Google fazem parte do vazamento de dados (Foto: Ilustração/Freepik)

Conforme a pesquisa do órgão, cerca de 30 conjuntos de dados foram expostos. Cada um continha mais de 3,5 bilhões de registros de sites e aplicativos como Facebook, Instagram, WhatsApp e Google.

Entretanto, os dados vazados ficaram disponíveis apenas por pouco tempo. Por esse motivo, não foi possível identificar qual grupo hacker estaria por trás do vazamento.

Dentre as informações vazadas, haviam senhas do Google, logins de contas de redes sociais, serviços bancários e dados de aplicativos governamentais. A princípio, os dados teriam sido obtidos a partir de ações de links enganosos e instalação de malwares.

16 bilhões de senhas foram vazadas, inclusive do Google; dicas para se proteger:

  • Troca de senhas das contas ligadas ao vazamento (Google, Meta e Apple)
  • Uso de senhas únicas e não repetidas em diversos sites
  • Ativação da autenticação em duas etapas
  • Mantenimento de sistemas operacionais atualizados (iOS ou Android)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.