Ponta Grossa - Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, é conhecida por ter alguns dos principais destinos de turismo ecológico da região Sul do Brasil. Confira cinco locais ideais para quem adora passear pela natureza.

Imagem do Parque Estadual de Vila Velha e Buraco do Padre.
Os locais unem preservação ambiental e lazer ao ar livre (Foto: Parque Estadual de Vila Velha/Buraco do Padre)

O turismo ecológico incentiva a preservação ambiental. Todos os locais mencionados podem ser visitados durante o ano todo, mas é importante verificar horários de funcionamento e condições de acesso antes da visita.

Turismo ecológico em Ponta Grossa

Ponta Grossa é um dos principais destinos para o turismo ecológico. A cidade conta com atrativos naturais que permitem o contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre.

Parque Estadual de Vila Velha

Um dos principais pontos turísticos de Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha abriga formações com milhões de anos. No local, é possível realizar trilhas guiadas por áreas de preservação ambiental e visitar atrações como a Lagoa Dourada e as Furnas.

Serviço

  • Local: Rodovia BR-376, Km 515 s/n Rua Silva Jardim – Vila Velha, Ponta Grossa
  • Horários: de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 17h, com a bilheteria fechando às 15h

Buraco do Padre

O nome vem de uma formação rochosa onde, segundo relatos históricos, padres jesuítas realizavam orações. O local conta com estrutura para receber visitantes e é uma das opções mais procuradas por quem pratica turismo ecológico.

Serviço

  • Local: Peri Pereira Costa. Setor Cercadinho – Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa
  • Horários: de quarta a domingo e feriados, das 9h00 às 16h30, com saída obrigatória às 17h30
Imagem do Cânion do Rio São Jorge, Cachoeira Mariquinha e Recanto Botuquara)
Alguns locais tem a entrada gratuita (Foto: Aron Forcelli/Cachoeira Mariquinha/Recanto Botuquara)

Cânion do Rio São Jorge

O cânion formado pelo Rio São Jorge oferece trilhas com diferentes níveis de dificuldade e paisagens que incluem quedas d’água e piscinas naturais. O acesso é feito por estrada rural e há cobrança de entrada.

Serviço

  • Local: Itaiacoca, Ponta Grossa
  • Horários: funciona diariamente das 8h às 20h

Cachoeira da Mariquinha

Com cerca de 30 metros de queda, a Cachoeira da Mariquinha é cercada por mata e tem uma área de banho acessível aos visitantes. O espaço é propício para piqueniques e caminhadas curtas. A trilha até a cachoeira é considerada de fácil acesso.

Serviço

  • Local: Estrada Cesar Antonio Ribas Milleo – Itaiacoca, Ponta Grossa
  • Horários: de terça a domingo das 9h às 19h e todos os feriados

Recanto Botuquara

O Recanto Botuquara é uma propriedade privada aberta ao público com atrações voltadas ao turismo ecológico. O local oferece trilhas, cachoeiras, camping e espaços para observação da fauna e flora local. 

Serviço

  • Local: Av. General Carlos Cavalcanti, 966 – Uvaranas, Ponta Grossa
  • Horários: Fica aberto todos os dias, com horários específicos para entrada e dia. A entrada para camping é permitida até às 18h, e a diária funciona das 9h às 18h

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.