Foz do Iguaçu - O AquaFoz, um dos maiores aquários da América do Sul, foi inaugurado nesta quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O local abriga milhares de animais e centenas de espécies, com uma estrutura equivalente a um prédio de 20 andares, e tanques de seis metros de altura.

O aquário abriga aproximadamente 300 espécies e cerca de 10 mil animais aquáticos, incluindo tubarões, raias e o surubim-do-Iguaçu, espécie ameaçada de extinção.
O AquaFoz conta com o maior tanque oceanico do país, com cerca de 2 milhões de litros d’água, acrílicos de 5 metros de altura e 19 centímetros de espessura, pesando 13 toneladas cada, além de diversos reservatórios subterrâneos com 1,27 milhão de litros de água doce, salgada e de reúso.
Para o governador Ratinho Jr. (PSD), o aquário em Foz do Iguaçu consolida a cidade como referência no turismo nacional e mundial.
“Foz vive um momento fantástico no turismo, que é a grande vocação dessa cidade, não só para turistas do Brasil, mas de todo o mundo”, disse Ratinho Júnior.
AquaFoz foi inspirado em aquário carioca
O governador revelou que o AquaFoz foi inspirado no AquaRio, do Rio de Janeiro, além de seguir alguns padrões internacionais.
“Estamos recebendo grandes investimentos em hotelaria e agora esse aquário chega como mais um importante atrativo turístico”, explica o governador.
O aquário fica localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu e pertence ao Grupo Cataratas, que é responsável por administrar diversos outros pontos turísticos da cidade, e o AquaRio.
Para a construção do novo aquário, foi investido R$ 140 milhões, com a expectativa da geração de aproximadamente 400 vagas de emprego.

Foz do Iguaçu atrai turistas
Além do AquaFoz, existem outros projetos em andamento, que devem atrair cada vez mais turistas. De acordo com o prefeito, Joaquim Silva e Luna (PL), o novo aquário fortalece o turismo local.
“É um investimento diferente, que oferece uma nova experiência ao visitante e aumenta o tempo de permanência na cidade, impactando positivamente toda a economia local”, afirmou.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui