Antes de escolher o local perfeito para sua viagem, é preciso analisar com cuidado a segurança do local. Afinal, de nada adianta a praia ou campo ser lindo, se não se trata de uma cidade turística segura.

Recentemente, o Ranking Connected Smart Cities divulgou um ranking das 100 cidades mais seguras do Brasil. Curitiba aparece nessa lista, ganhando destaque também pela ótica do turismo, além de sua já conhecida organização urbana. É que, a partir desse ranking, o portal Melhores Destinos selecionou as 5 cidades turísticas mais seguras do país e, sim: Curitiba está lá!
Conheça as 5 cidades turísticas mais seguras do Brasil:
1. Ipojuca (PE)
A cidade fica no litoral de Pernambuco se destaca não apenas pelas águas cristalinas e pelas piscinas naturais, mas também pela eficiência na segurança pública. A cidade alcançou a 2ª posição geral no ranking com nota 4,899, sendo a cidade turística segura mais bem colocada. Um motivo a mais para conhecer a cidade: é lá que fica Porto de Galinhas.

Com patrulhamento constante nas regiões de maior circulação de turistas e políticas públicas de prevenção à violência, o município tem conseguido preservar a tranquilidade de seus visitantes, mesmo com o aumento no fluxo de turistas nos últimos anos.
2. Florianópolis (SC)
A capital catarinense aparece em 3º lugar no ranking geral, com nota 4,618. Famosa por suas praias, trilhas e rica gastronomia, Florianópolis vem se destacando como uma cidade turística segura. O reforço no policiamento durante a alta temporada e o monitoramento em áreas estratégicas como a Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e o centro histórico, contribuem para essa percepção.

Além disso, o investimento em tecnologia e integração das forças de segurança tem sido um diferencial da cidade no combate à criminalidade em áreas turísticas.
3. Mariana (MG)
Berço da história mineira, a cidade ocupa a 2ª colocação no ranking, com nota 4,574. Vizinha de Ouro Preto, a cidade é conhecida pelas construções barrocas, igrejas seculares e ruas de pedra que atraem turistas interessados em cultura e arquitetura.

Apesar do apelo turístico, Mariana mantém baixos índices de criminalidade e oferece uma atmosfera acolhedora e tranquila. Assim, é ideal para quem busca uma cidade turística segura com charme interiorano.
4. São Paulo (SP)
Embora possa surpreender, a maior metrópole do Brasil aparece em 5º lugar na lista, com nota 4,501. Isso porque o ranking considera a segurança relativa à população e também o investimento em infraestrutura e policiamento em áreas específicas.

Regiões como a Avenida Paulista, Vila Madalena e o centro histórico contam com vigilância reforçada e presença constante da polícia turística. Tornam, assim, a cidade de São Paulo um destino turístico seguro para quem busca experiências urbanas, culturais e gastronômicas.
5. Curitiba (PR)
A capital do Paraná, Curitiba, figura entre as 10 mais seguras do país, mas fecha o top 5 entre os destinos turísticos. Com nota 4,339, a cidade é conhecida por seu bom planejamento urbano, transporte eficiente e forte presença de guardas municipais em parques, praças e pontos turísticos.

Locais como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e o centro histórico são monitorados por câmeras e contam com policiamento, o que contribui para o título de cidade turística segura e fortalece a imagem da cidade como um destino confiável para viajantes.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui