Matinhos registra 93% de balneabilidade e integra o grupo de municípios do Litoral do Paraná com a maior parte das praias próprias para banho nesta temporada. O dado consta no 5º Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), referente à semana de 16 a 22 de janeiro.

Matinhos e outros municípios do litoral paranaense registram 85% de águas prórias para banho
No levantamento mais recente, a grande maioria das praias do Paraná apresentou condições adequadas. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), dos 49 pontos analisados na Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina, apenas sete foram classificados como impróprios, resultando em um índice geral de 85% de locais próprios para banho.
Na Ilha do Mel, em Paranaguá, cinco dos seis pontos avaliados estão próprios, incluindo as praias do Farol, de Fora e Grande, que permanecem nessa condição desde o início da temporada. Em Pontal do Paraná, apenas um dos 11 pontos monitorados foi considerado impróprio. Atami, Pontal do Sul, Ipanema e Praia de Leste seguem com águas adequadas desde o começo do verão.
- Leia também: Dormindo 3h por dia, vendedora ambulante garante no verão a renda de um ano em Matinhos
Guaratuba apresenta 85% dos pontos próprios para banho. Morretes e Antonina, no Litoral, também registram locais liberados para uso dos banhistas.
O relatório ampliado do Verão Maior Paraná aponta que, dos 66 locais analisados pelo IAT no Litoral, na Costa Oeste — que inclui balneários do Lago de Itaipu — e no Rio Paranapanema, no Norte do Estado, apenas 11 não são recomendados para banho. Assim, 83% dos pontos monitorados apresentam qualidade da água considerada adequada. As informações estão disponíveis no boletim divulgado pelo instituto.
Sinalização em praias e balneários
O IAT orienta que os banhistas observem a sinalização instalada nas praias e balneários. A bandeira verde indica local próprio para banho, enquanto a bandeira vermelha aponta trechos impróprios. A recomendação é evitar contato com a água nos pontos sinalizados em vermelho, principalmente após períodos de chuva, quando há aumento no risco de contaminação.
Os boletins de balneabilidade são divulgados durante a temporada de verão, período de maior fluxo de usuários nas áreas monitoradas. As amostras de água são coletadas às segundas-feiras e analisadas ao longo da semana no laboratório do instituto, em Curitiba. O monitoramento verifica a presença de contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos locais para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui