Brasil - Entraram em vigor, nesta terça-feira (16), as novas regras para entrada e saída (check-in e check-out) de hóspedes em hotéis brasileiros. A mudança, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), determina que a diária corresponda a um período de 24 horas, incluindo um intervalo, de até três horas, destinado à limpeza e organização dos quartos.

Nova regra permite que hotéis do Brasil definam horários de check-in e check-out
A regra permite que os hotéis definam seus próprios horários de check-in e check-out, desde que respeitado esse intervalo operacional. As informações devem ser comunicadas de forma clara e antecipada aos hóspedes, tanto pelos hotéis, como pelas agências de turismo e as plataformas digitais intermediárias de reserva.
As novas regras foram oficializadas por meio de uma portaria publicada pelo MTur em setembro, com prazo de 90 dias para vigorar.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a prática já era adotada pelas redes de hotéis usualmente, mas havia um pedido do setor para que o assunto fosse regulamentado.
“São três horas de intervalo entre as saídas e entradas dos hóspedes, para que nossos colaboradores tenham tempo de preparar a hospedagem e para que a gente possa receber melhor. Isso no Brasil já era de praxe, mas, com a regulamentação exata, serve para tirar qualquer dúvida”, explica.
Além das três horas de intervalo para limpeza da hospedagem, a regulamentação também flexibiliza a cobrança de tarifas diferenciadas para a entrada antecipada ou saída postergada. A portaria ainda reforça a obrigatoriedade de informar ao hóspede sobre a frequência e os horários dos serviços de limpeza e arrumação.
Ficha de registro passa a ser digital
As mudanças promovidas pelo MTur incluem ainda a adoção da versão digital da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), que substituirá o modelo de papel. A portaria que trata do assunto foi publicada em novembro e começa a valer a partir de 13 de fevereiro.
Com o sistema digital, os estabelecimentos disponibilizarão um QR Code para acesso ao pré-check-in, permitindo que os hóspedes preencham seus dados de forma antecipada. No momento da chegada, será necessária apenas a conferência das informações com os documentos apresentados.
“Fica o check-in mais tranquilo, tanto para a hotelaria como para o hóspede que, na sua chegada, já vem de um voo cansativo e, às vezes, pega um grupo e fica em uma fila esperando para preencher uma ficha, aquela coisa toda”, afirma Manoel Linhares.
A versão digital da ficha ficará também disponível na Plataforma FNRH Digital. A plataforma específica, que também contará com recursos como elaboração de relatórios analíticos, módulo de reservas e módulo de consulta para os hóspedes.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Jorge de Sousa
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