Nesta semana, o Governo do Paraná recebeu o Relatório de Acompanhamento da Consulta e Audiência Pública relacionado à Pedreira do Atuba. O relatório foi realizado pela assessoria técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para tratar sobre a operação, manutenção e exploração da área do projeto.

Pedreira do Atuba pode virar espaço de show ou turismo; entenda
Há um incentivo para transformar a pedreira em um local de shows (Foto: Divulgação/Leonardo Sguarezi/SEPL)

A princípio, o projeto de Concessão de Uso da Pedreira do Atuba tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Para isso, será criado um espaço de lazer para os residentes. Além disso, a concessão busca promover o turismo consciente e o bem-estar da comunidade.

A pedreira, localizada no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu 31% das 743 contribuições com elogios ao projeto. Além disso, houve um grande apoio de sugestões específicas para o uso da Pedreira do Atuba em eventos como shows, escaladas e trilhas.

Contudo, alguns pontos foram levantados contra o uso do espaço para tais atividades. As principais manifestações contrárias foram em razão de barulho dos shows, aumento do tráfego, dificuldade de estacionamento e manifestações de cunho ambiental.

Conheça a Pedreira do Atuba

Localizada às margens do Rio Atuba e próxima à Estrada do Ribeira e da Linha Verde, cerca de 13 km do centro de Curitiba, a Pedreira do Atuba foi desapropriada entre os anos de 1930 e 1970. Desde então, a área já teve diversos usos, como usina de asfalto, depósitos de lixo e abrigo de carros apreendidos.

Pedreira do Atuba pode virar espaço de show ou turismo; entenda
A exploração da Pedreira do Atuba deve auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região (Foto: Divulgação/Leonardo Sguarezi)

A pedreira se destaca pelos paredões rochosos com uma extensão aproximada de 100 mil m². Além disso, o local tem campos e pontos de cobertura vegetal, ideais para uma variedade de atividades de lazer, como esportes, opções de entretenimento e eventos culturais. 

Agora, com o novo projeto de Concessão de Uso, a pedreira deve ser revitalizada com instalação e gestão de diversas atividades recreativas e de entretenimento. Assim, as opções turísticas devem ser ampliadas.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.