Viajar pelo Brasil pode ser mais acessível do que muita gente imagina. Fugir dos roteiros tradicionais e explorar lugares menos conhecidos não só garante uma experiência mais autêntica, como também ajuda a economizar. Enquanto destinos famosos costumam ter preços inflacionados por causa da alta demanda, há cidades e vilarejos cheios de charme, natureza e cultura que ainda são pouco explorados pelo turismo em massa.

mulher em frente a cachoeira
Aprenda a viajar no Brasil sem gastar tanto (Foto: Ilustração/Canva)

Assim, se você está querendo colocar o pé na estrada sem estourar o orçamento, vale a pena conhecer esses cinco destinos brasileiros que aliam beleza, tranquilidade e ótimo custo-benefício. Então, prepare a mochila e descubra onde dá para descansar — e se surpreender — gastando pouco.

5 lugares no Brasil para viajar mas gastando pouco

1. Icaraí de Amontada (CE): o paraíso rústico do litoral cearense

Localizado entre Fortaleza e Jericoacoara, o vilarejo de Icaraí de Amontada é um verdadeiro tesouro escondido no litoral do Ceará. Com ruas de areia, pousadas charmosas e mar cristalino, o destino vem ganhando espaço entre viajantes que buscam paz, vento e natureza intocada.

Icaraí de Amontada
Com essas dicas, você consegue viajar pelo Brasil de forma mais barata (Foto: Divulgação/Fortaleza Traslados)

O local é menos badalado que suas vizinhas famosas. Assim, Icaraí tem preços mais acessíveis em hospedagem e alimentação. A região é ideal para quem ama kitesurfe, mas também atrai casais e famílias que procuram um refúgio à beira-mar com pôr do sol cinematográfico.

2. Carrancas (MG): cachoeiras e trilhas no interior de Minas

Se o seu estilo de viagem envolve natureza, sobretudo trilhas e banhos de cachoeira, Carrancas é o lugar certo. Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade é conhecida como a “terra das cachoeiras” e oferece dezenas de quedas d’água acessíveis. Mas o que é melhor: pouca movimentação.

carrancas
Carrancas é uma ótima opção de viagem no Brasil, embora fora do mapa tradicional de turismo nacional (Foto: Divulgação/Carrancas)

O destino é ideal para viagens econômicas, já que muitas das atrações são gratuitas ou cobram taxas simbólicas. As pousadas têm clima de roça e os restaurantes servem a tradicional comida mineira com fartura e preços justos. Perfeita para quem busca contato com a natureza e desconexão do mundo digital.

3. Piranhas (AL): história e belezas às margens do São Francisco

No sertão de Alagoas, mas às margens do Rio São Francisco, está a colorida e histórica cidade de Piranhas. Com casinhas coloniais bem preservadas, o município tem charme de cidade cenográfica que fazem parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Piranhas Alagoas
A cidade de Piranhas é uma boa ideia para viajar no Brasil (Foto: Divulgação/Vida Sem Paredes)

Além do valor histórico, Piranhas é porta de entrada para os famosos cânions do São Francisco, em passeios que podem ser feitos de barco por preços acessíveis. O clima é quente o ano todo e o pôr do sol visto do Mirante Secular é de tirar o fôlego — tudo isso com custos bem abaixo dos destinos mais turísticos do Nordeste.

4. São Miguel das Missões (RS): história viva no sul do Brasil

Se você quer unir cultura, espiritualidade e um pouco de aventura, São Miguel das Missões é um destino surpreendente. Localizado no interior do Rio Grande do Sul, o município abriga as ruínas da antiga missão jesuítica, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

São Miguel das Missões
São Miguel das Missões é um lugar do Brasil para viajar e conhecer patrimônios históricos (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões)

O espetáculo de som e luz, que acontece ao anoitecer nas ruínas da catedral, é um dos pontos altos da viagem. A cidade tem preços acessíveis e é perfeita para quem gosta de história e deseja conhecer uma parte importante do passado brasileiro longe do óbvio.

5. Alter do Chão (PA): o “Caribe Amazônico” ainda pouco explorado

Alter do Chão, distrito de Santarém, no Pará, já foi chamado de “a praia mais bonita do Brasil” pelo jornal britânico The Guardian — e ainda assim, segue fora do radar de muitos brasileiros. Às margens do Rio Tapajós, o local tem águas cristalinas, areia branca e clima tropical.

Alter do Chão
Conheça algumas das praias mais bonitas do Brasil em Alter do Chão (Foto: Divulgação/Escolha Viajar)

Mesmo sendo paradisíaco, Alter do Chão ainda mantém preços acessíveis em hospedagem e passeios. Entre os destaques estão a Ilha do Amor, o Lago Verde e as trilhas pela Floresta Nacional do Tapajós. É o tipo de destino que une beleza natural e turismo sustentável, com muito potencial para encantar viajantes de todos os perfis.

Vai viajar no Brasil? Explore mais gastando menos

Viajar não precisa ser sinônimo de gastos altos. Ao explorar destinos menos conhecidos, você foge da multidão, economiza e ainda descobre lugares incríveis que muitas vezes passam despercebidos nos guias tradicionais.

idosos turistas
Não é preciso gastar muito para viajar no Brasil (Foto: Ilustração/Canva)

Esses cinco destinos mostram que o Brasil tem muito mais a oferecer para viajar do que os pontos turísticos de sempre. Seja no sertão, no litoral ou no interior, há sempre um lugar esperando para ser descoberto — e com preços que cabem no bolso.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.