O setor de turismo no Paraná acumulou alta de 5,5% entre janeiro e novembro de 2025, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o levantamento, que considera o desempenho de empresas que atuam no setores de hotelaria, gastronomia, transporte e agências de viagem, entre outros, o resultado do turismo paranaense supera destinos consagrados no país, como Rio Grande do Norte (5,1%), Pernambuco (3,8%), Santa Catarina (2,5%), Alagoas (0,7%) e Minas Gerais (-3,9%).
No mesmo período, o média nacional de crescimento no turismo foi de 5%, ainda segundo o IBGE.
Boom de turistas estrangeiros no Paraná
Um dos fatores que ajudam a explicar o bom momento do turismo paranaense é o fluxo de turistas estrangeiros. O Estado recebeu, em 2025, o maior número visitantes internacionais de sua história, com a entrada de 1.064.416 estrangeiros, segundo a Embratur.
O volume representa um crescimento de 5,4% em relação ao recorde anterior, registrado em 2019 (1.006.752), e de 16,6% na comparação com 2024, quando o Paraná recebeu 912.255 turistas de outros países.
Os visitantes de outros países, somados aos de outros estados e o fluxo interno de pessoas dentro do Paraná, fizeram com que o faturamento das empresas do setor crescesse 10,5% nos 11 primeiros meses de 2025.
Segundo um levantamento feito pelo Viaje Paraná, em parceria com os municípios, mais de 10 milhões de pessoas visitaram algum dos 42 principais atrativos turísticos do Estado no ano passado. Entre os mais visitados, estão o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa; e a Ilha do Mel, em Paranaguá.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.