O Verão Maior Paraná 2026 foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (19), em Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Considerado o maior festival gratuito de verão do Brasil, a edição reúne uma ampla programação de shows nacionais e internacionais, atividades esportivas, ações de lazer, reforço na segurança pública e investimentos em saúde, sustentabilidade, acessibilidade e infraestrutura.

Logo do Verão Maior Paraná 2026.
A programação envolve as cidades do litoral e as regiões com praias doces do interior. (Foto: Divulgação / Governo do Estado do Paraná)

Agenda esportiva do Verão Maior Paraná 2026 prevê eventos ao longo de toda a temporada

As atividades esportivas e de lazer começam em 28 de dezembro e seguem até 1° de fevereiro, nos postos fixos do Verão Maior Paraná. Ao todo, serão dez espaços permanentes instalados em praias e balneários do Litoral e na região Noroeste do Estado.

Os locais contam com infraestrutura para aulas coletivas, atividades funcionais, recreação infantil, torneios, gincanas e empréstimo gratuito de materiais esportivos. Modalidades como vôlei de praia, beach tennis, futebol de areia e teqball integram a programação, além de estruturas como muro de escalada e tirolesa.

A agenda esportiva do Verão Maior Paraná 2026 também prevê eventos ao longo da temporada. A abertura ocorre com a Corrida da Virada, em 31 de dezembro, e se estende até março, com competições como a Copa Litoral de Beach Tennis. Ao todo, mais de 100 atividades estão previstas.

Edição conta com diversos shows gratuitos

Entre janeiro e fevereiro, palcos especiais montados em Matinhos e Pontal do Paraná receberão 39 shows gratuitos de artistas nacionais e internacionais. As apresentações acontecem principalmente às sextas, sábados e domingos, com alguns espetáculos também às quintas-feiras.

Entre as atrações estão Alok, Ana Castela, Zé Neto e Cristiano, Belo, Luan Pereira, Atitude 67, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Jeito Moleque, Raça Negra, Hugo & Guilherme, Zezé di Camargo & Luciano, Gusttavo Lima, entre outros. A programação internacional inclui Gypsy Kings by André Reyes, da França, e Inner Circle, da Jamaica. Confira a programação completa aqui.

Além dos grandes shows, entre 2 e 31 de janeiro, os Palcos Sunset, instalados em praias do litoral e em municípios do Noroeste, recebem 52 apresentações de artistas paranaenses, fortalecendo a cena cultural local e ampliando o acesso da população à música.

Mais de 2.500 profissionais atuarão na segurança do festival

Um dos principais pilares do Verão Maior Paraná 2026 é o reforço na segurança pública. Mais de 2.500 profissionais das forças de segurança atuarão de forma integrada durante toda a temporada. O efetivo envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e outras forças de apoio.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.