Paraná investe cada vez mais em tecnologia para a educação do futuro
Estudantes da geração Z, nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e o início de 2010, e da atual geração alpha são nativos digitais, como classificou, em 2001, o escritor e palestrante norte-americano Marc Prensky. Essas crianças e jovens têm à disposição informações rápidas e acessíveis na internet e desenvolvem a capacidade de processar múltiplas vias de conhecimento e novas formas de comunicação e aprendizado, e de usar intuitivamente as ferramentas tecnológicas. Na prática, socializam, se divertem e estudam no ambiente digital paralelamente ao físico. Para se manter atrativa, a educação não poderia destoar. No Paraná, a tecnologia já é uma realidade na formação dos alunos para o futuro.
Ainda em 2020, 15 dias após o fechamento das escolas por decreto em função da pandemia, o sistema Aula Paraná com aplicativo para smartphones e videoaulas possibilitou ao Estado seguir o calendário do ano letivo. Algumas escolas já contam com rede de internet móvel (wi-fi) disponível e o governo está aumentando essa cobertura nas áreas urbanas e rurais.
Na Robótica Paraná, os alunos aprendem brincando. No 1º ano do Ensino Médio o aprendizado é lúdico com a programação em blocos; no 2º ano, os estudantes têm a experiência de linguagem de programação voltada para códigos e, no 3º ano, desenvolvem projetos de automação para resolver problemas da vida real. As aulas ocorrem no contraturno. Os alunos se inscrevem e a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEED) encaminha para a escola os kits de robótica com os equipamentos necessários, incluindo aulas e videoaulas com a parte pedagógica e a parte gráfica, além do passo a passo, e as peças e componentes usados para criar os projetos. Hoje, 20% dos alunos da rede pública estão inscritos na matéria.
Para melhorar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e possibilitar seu acesso às informações vindas de todas as partes do mundo, foi lançado em 2021 o Programa Inglês Paraná. Trata-se de um curso online completo que segue o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR), contemplando habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa do currículo.
Redação Paraná é uma plataforma de produção textual na qual o aluno trabalha de forma integrada com o professor. A inteligência artificial (AI) corrige a estrutura da língua (gramática) e o professor avalia a parte discursiva e subjetiva da redação. Essa ferramenta tecnológica estimula os alunos a elaborarem textos cada vez melhores, aperfeiçoando tanto a parte escrita, quanto o desenvolvimento de ideias e argumentação na redação, preparando-os para o Enem e vestibular.
Nem só de tecnologia, no entanto, é feita a formação dos jovens para o futuro. Aprendendo Educação Financeira eles serão capazes de atuar de forma ativa e consciente na sociedade e estabelecer uma relação saudável com seus recursos pessoais. O trabalho com o componente de Educação Financeira envolve toda equipe escolar, especificamente 350 mil estudantes do Ensino Médio e mais 2,9 mil professores. Os estudantes aprendem na sala de aula sobre o uso dos recursos e compartilham as lições com suas famílias, sendo uma forma indireta de atingir a comunidade em geral. O objetivo do governo é que os alunos e suas famílias tenham uma relação sem tabus com o dinheiro para que sejam livres e independentes, contribuindo também para o desenvolvimento do Estado.