Nesta sexta-feira (7), a partir das 15h, a CBF vai sortear os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2025. No total, são 80 clubes, divididos em oito potes, definidos de acordo com o ranking da entidade que organiza o futebol nacional. Athletico, Coritiba, Cascavel, Maringá e Operário são os representantes do estado do Paraná, com todos eles entrando já nesta fase inicial. (acompanhe no final da matéria o sorteio AO VIVO)

O Furacão está no Pote A, ao lado de Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá. Já o Coxa e o Fantasma aparecem no Pote B, com Ceará, Vitória, Sport, Criciúma, Vila Nova, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
Por fim, Dogão e Serpente estão no Pote E, com Sousa-PB, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Pouso Alegre-MG, ASA-AL, Uniao Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá. Até por isso, podemos ter um duelo paranaense já na primeira fase.
Como funciona o sorteio da Copa do Brasil?
Nesta etapa, os times do Pote A enfrentam os do Pote E, o que explica o possível encontro local, enquanto o Pote B pega o Pote F, o Pote C encara o Pote G e o Pote D duela com o Pote H.
Ou seja, podem aparecer no caminho de Alviverde e Operário o Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-VG, Tuna Luso, Operário-MS, Concórdia e Sergipe.
Mudança no regulamento
Além da primeira fase, as equipes também conhecerão seus possíveis adversários da segunda fase e os mandos. Nesta fase inicial, porém, o confronto é único e o mando é do time pior colocado no ranking, mas com uma mudança no regulamento.
Até o ano passado, o clube melhor ranqueado jogava por um empate para se classificar. Agora, se o jogo terminar em igualdade, a decisão da vaga vai para os pênaltis, assim como acontecia na segunda fase.
Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia, por estarem na Libertadores, só entram na Copa do Brasil a partir da terceira fase, assim como o Cruzeiro, melhor colocado do Brasileirão entre os que não foram para a Libertadores, Santos, campeão da Série B, CRB, campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde.