Curitiba - O time principal do Coritiba está com estreia marcada para a temporada de 2026. Contra o Maringá, fora de casa, na próxima terça-feira (13), às 20h, a equipe entra oficialmente em uma nova fase do planejamento esportivo. Após iniciar o Campeonato Paranaense utilizando o sub-20, o Coxa passa a executar, em campo, a estratégia traçada pela diretoria e pela comissão técnica, que tem como eixo central a preparação do elenco para a sequência do ano.

O diretor de futebol Willian Thomas explicou que o grupo profissional teve um intervalo curto entre o fim da última temporada e a reapresentação, restando cerca de dez dias de preparação até a estreia no Paranaense. Diante desse cenário, a avaliação foi de que acelerar o uso do grupo principal representaria um risco elevado. Por isso, o sub-20 foi a campo nas duas primeiras rodadas.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
“Em virtude daquilo que foi feito já o ano passado desse processo de antecipar a cadeia toda, seria uma responsabilidade muito grande nós utilizarmos a equipe principal. Seria muito temerário da nossa parte arriscar nesses primeiros jogos com a equipe principal”, disse Thomas.
Quais são os objetivos do Coritiba na temporada de 2026?
Com o elenco principal iniciando sua trajetória no Estadual, os objetivos do Coritiba para 2026 ficam mais evidentes. A permanência e estabilização na Série A é tratada como prioridade absoluta pela diretoria e pela comissão técnica. O time alviverde terá mais quatro jogos até a estreia na primeira divisão, marcada para o dia 28 de janeiro, contra o RB Bragantino, no Couto Pereira.
“Nós temos que ter sobriedade e, junto com o torcedor, entender essa realidade que ninguém mais quer subir e descer. Esse tem que ser o primeiro objetivo, mas nós também temos um acordo interno de que não temos limite. A primeira etapa para essa estabilização é se manter na Série A, mas pode ter certeza que nós não vamos parar por aí”, afirmou Willian Thomas.
O novo técnico do Coxa, Fernando Seabra, seguiu na mesma linha ao tratar da meta principal da temporada. “Sem dúvida alguma, o objetivo principal e primeiro é a permanência, mas nós estamos formando um grupo de vencedores, com ambição e capacidade de sonhar”, afirmou durante entrevista coletiva na última sexta-feira (9).
Segundo ele, o projeto envolve competitividade e conexão com a torcida. “A nossa expectativa é que a gente batalhe junto com a torcida, sonhe junto com a torcida e vamos fazer acontecer”, completou.
+ Seabra explica o que o atraiu no Coritiba: “Grandeza do clube e qualidade do projeto”
Além da estabilidade esportiva, o clube também trabalha para dar continuidade ao processo de retomada institucional. “Desejo dar continuidade a essa busca pela confirmação do Coritiba na Série A do Campeonato Brasileiro”, reforçou Seabra.
Por que o Coritiba iniciou o Paranaense com o sub-20?
Além da preservação física do elenco principal, a estratégia também envolveu a valorização da base. A diretoria entendeu que o Campeonato Paranaense oferecia um ambiente relevante para antecipar a maturação dos jovens atletas, que passaram a vivenciar jogos com maior público e grau de cobrança.
“Surge a oportunidade de nós podermos antecipar um pouco a cadeia, tanto para os jogadores do sub-20 jogarem jogos do tamanho que nós jogamos, com a nossa torcida presente incentivando e apoiando”, destacou Willian Thomas. Para o dirigente, a decisão tem reflexos que vão além do curto prazo. “Isso vai reverberar e trazer benefício pro clube no médio e longo prazo. É um risco calculado e importante”, afirmou.
Fernando Seabra também apontou ganhos esportivos na escolha. Segundo o treinador, a opção pelo sub-20 cria um cenário positivo para o desenvolvimento dos jovens e para a organização do grupo profissional.
+ Técnico do sub-20 do Coritiba lamenta condições de jogo e aguarda avaliação do clube
“Isso já nos leva à decisão estratégica de iniciar o campeonato estadual com sub-20, para que a equipe profissional possa ter a chegada, a incorporação desses jogadores e um tempo de preparação que seja minimamente adequado”, explicou. “Abre também a perspectiva para outras possibilidades que são positivas”, completou o treinador.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.