Uma cena diferente chamou atenção na partida entre Coquimbo Unido e Colo-Colo, pelo Campeonato Chileno. O árbitro Juan Sepúlveda usou o árbitro de vídeo (VAR) antes mesmo da bola rola e não era para conferir um lance e sim conscientizar sobre os perigos do câncer de mama.

Momento que a campanha passou no telão. (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

A ação fez parte de uma campanha do outubro rosa. Quando o juiz foi para o monitor, quem estava no estádio ou acompanhando a transmissão do jogo, pôde ver mensagens sobre o câncer de mama.

+ Outubro Rosa na Assembleia Legislativa: uma fitinha rosa no peito que simboliza salvar vidas

Entre os recados, estavam frases como “Há partidas que se jogam em silêncio” e “Uma em cada oito mulheres desenvolve câncer de mama”. Além disso, depois que “revisou”, o árbitro informou que as pessoas podem se cadastrar em um site para ter acesso a mamografias gratuitas.

Campanhas do outubro rosa no futebol

É comum clubes participarem do mês de conscientização contra o câncer de mama. O Coritiba, por exemplo, lançou uma camisa comemorativa sobre o outubro rosa, que contém um um detalhe especial no escudo: “um relevo que não se vê, mas se sente ao toque“.

O Athletico também lançou uma camisa para 2025, assim como nos outros anos. Dessa vez, parte do valor das vendas será destinado à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), em apoio ao diagnóstico precoce e à saúde da mulher.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui