Curitiba - O setor ofensivo do Athletico volta a ser um problema para o técnico Odair Hellmann na reta final da Série B. Sem Kevin Viveros e Renan Peixoto, o treinador deve recorrer à experiência de Alan Kardec, que pode reaparecer entre os titulares após um longo período de baixa. O atacante, que perdeu espaço e passou a ser alvo de críticas da torcida, pode então ganhar uma nova oportunidade justamente no momento mais decisivo da temporada.

A chance de Kardec surge após os desfalques confirmados no ataque rubro-negro. Kevin Viveros, titular absoluto, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no clássico Atletiba e não enfrenta o Amazonas, na próxima segunda-feira (27), na Arena da Baixada.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Já Renan Peixoto, reserva imediato, teve diagnosticada uma lesão de grau 2 no ligamento colateral medial do joelho direito, sofrida durante treino em Goiânia. O jogador segue em recuperação e ainda não tem prazo de retorno. Os dois são os artilheiros do Furacão na Série B, com oito e sete gols, respectivamente.
Atacante pode voltar a titularidade após virar opção no banco do Athletico
Com os dois ausentes, Alan Kardec é o único centroavante de ofício disponível no elenco principal, o que deve colocá-lo novamente entre os 11 iniciais após quase três meses sendo opção no banco de reservas.
+ Mais de dois anos após venda, Barcelona ainda não pagou o Athletico por atacante
Aos 35 anos, ele soma 25 partidas e cinco gols marcados na Série B, com média de 0,2 por jogo. O recorte recente, porém, mostra um cenário diferente. Nos últimos dois meses, o atacante participou de apenas quatro partidas, todas saindo do banco de reservas, somando 27 minutos em campo.
+ Técnico “musculoso” ex-Athletico veste camisa apertada em apresentação e viraliza
Seu último jogo como titular foi em 31 de julho, diante do São Paulo, pela Copa do Brasil. Desde então, tem sido utilizado apenas nos minutos finais, sem conseguir retomar o protagonismo de outrora. Ainda assim, é, ao lado de Viveros, o vice-artilheiro do Rubro-Negro em 2025, com nove gols, atrás apenas de Luiz Fernando, com 13.
Kardec, Julimar ou Luiz Fernando? Quais são as opções do treinador do Athletico?
A escassez de atacantes de área também pode levar Odair Hellmann a alterar o esquema tático do Athletico, jogando sem um centroavante fixo. Nesse cenário, Julimar e Luiz Fernando surgem como alternativas de maior mobilidade e velocidade no setor ofensivo, em um modelo que privilegia infiltrações, triangulações curtas e movimentação constante, em vez da referência tradicional.
+ Apesar da fase ruim, Odair não joga a toalha no Athletico: “continuo acreditando”
Julimar, que atua pelos dois lados do campo, é opção para explorar jogadas em profundidade e acelerar transições. Em oito partidas na Série B, marcou um gol e tem cumprido papel mais tático, auxiliando na recomposição e na pressão na saída de bola adversária.
Luiz Fernando, por sua vez, é quem mais contribui na criação e aparece como principal articulador ofensivo da equipe. O atacante soma seis assistências, oito grandes chances criadas e bons números defensivos — 0,7 desarmes por partida e 52% de aproveitamento nos duelos pelo chão —, demonstrando intensidade e boa leitura de espaços.
Na prática, Kardec é o finalizador, Julimar o coringa tático e Luiz Fernando o articulador móvel. As escolhas de Odair Hellmann vão definir se o Athletico apostará novamente na referência de área ou se optará por um ataque mais leve e dinâmico para seguir vivo na briga pelo acesso à Série A.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!