A diretoria do Athletico Paranaense emitiu uma carta ao torcedor na noite desta terça-feira (10), em que aponta, entre outros motivos, as SAF’s e o “imponderável da bola” como motivos que levaram ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Athletico culpa SAF's e "imponderável da bola" por rebaixamento em carta
Carta não foi assinada por nenhum diretor do Athletico. (Foto: José Tramontim/Athletico)

A carta não é assinada por nenhum membro da diretoria e reforça que mudanças serão executadas no departamento de futebol para 2025.

Sobre o rebaixamento, a carta redigida pela diretoria do Athletico aponta que o mercado do futebol brasileiro ficou inflacionado devido às SAF’s.

“Com a redução significativa do sistema associativo do futebol brasileiro com vinda das SAF’s e a injeção de aporte financeiro por investidores na formação de blocos econômicos para negociação de seus direitos (caso das ligas), é notório um novo desequilíbrio financeiro, acompanhado de outras e maiores demandas por parte do mercado”, diz a carta.

Leia Mais: RICtv Record transmitirá Campeonato Paranaense 2025 na TV aberta

O documento ainda aponta que o Athletico fez investimentos no departamento de futebol maiores do que realizou em 2022 e 2023, mas que mesmo assim outros fatores culminaram no rebaixamento.

“Infelizmente, pelo imponderável da bola e pela incerteza inerentes a cada contratação, não acertamos. O calendário anual das copas, que faz a maioria dos seus disputantes a desfocar do Campeonato Brasileiro, e o desencontro do calendário brasileiro com a principal janela europeia de contratações também levam a refletir as perdas significativas de atletas que estão em plena competição nacional”, complementa o comunicado.

A diretoria do Athletico ainda reforçou na carta que fará mudanças significativas no departamento de futebol.

Anteriormente nesta terça, o Athletico anunciou as demissões do técnico Lucho González, do diretor técnico esportivo Paulo Autuori, do gestor desportivo Paulo Miranda e do auxiliar técnico Juca Antonello.

“É imperativo pensar o futuro e a necessidade de dar novo direcionamento de rotas. Para isso, já iniciamos uma reestruturação ampla na área do futebol e trabalhamos por uma adaptação mais rápida possível para a realidade que enfrentaremos na próxima temporada. A visão do futuro nos exige todos os sacrifícios, sem nos desconectar dos princípios de governança que nos levaram a ser referência de modernidade e boa gestão”, finaliza a carta.

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o Athletico no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.