Athletico leva gol no fim e perde por 1 a 0 para a LDU, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana

Publicado em 12 ago 2021, às 21h14. Atualizado às 21h19.

Na noite desta quinta-feira (07), LDU, do Equador, e Athletico se enfrentaram, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Em partida equilibrada tecnicamente, o Furacão soube segurar a pressão e altitude durante grande parte do tempo, mas um descuido no final, acabou custando caro, e o Rubro-Negro acabou sendo derrotado pelos equatorianos por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Reasco, aos 41 minutos do segundo tempo.

O resultado deixa a LDU com a vantagem de jogar pelo empate para se classificar, na partida da semana que vem. Ao Athletico, resta vencer por dois ou mais gols de diferença, para avançar diretamente. Vitória por 1 a 0, leva a decisão para às penalidades máximas.

A partida de volta entre as equipes está marcada para a próxima quinta-feira (19), às 19h15, na Arena da Baixada. Antes, porém, o Furacão tem compromisso pela Série A. No domingo (15), encara o Cuiabá, às 18h15, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada.

LDU 1 X 0 ATHLETICO

A LDU começou melhor a partida. A primeira grande chance foi aos 14 minutos. Perlaza avançou pela direita e mandou uma bomba. Bento deu um tapa e espalmou para escanteio. Os equatorianos voltaram a assustar aos 19, com Zunino, que cabeceou, à queima roupa, no meio do gol. O arqueiro athleticano defendeu no reflexo.

Apesar de ter espaços para jogar, o Athletico sentia a altitude de 2.734 metros de Quito. O Furacão pouco assustou. A rigor, a única finalização efetiva foi aos 30, com Carlos Eduardo, mas o goleiro Gabbarini saltou e defendeu sem problemas.

O time da casa abusava dos chutes de longe, principalmente de Zunino, mas também, não assustava tanto o goleiro Bento. A LDU chegou a ter 13 a 2 em finalizações, mas quando elas iam para o gol, o arqueiro athleticano estava bem postado, para salvar e garantir o empate parcial, em uma primeira etapa sem grandes emoções.

Disposto a mudar o panorama da partida, o Athletico começou melhor a segunda etapa. Logo aos dois minutos, David Terans arriscou, de fora da área, mas a bola foi no meio do gol, ficando tranquila para o goleiro da LDU. O Furacão seguiu pressionando, e levou perigo após cabeceio de Pedro Henrique, aos sete minutos.

A LDU assustou aos nove, com Alcivar, que mandou uma bomba de fora da área. A bola passou muito perto da meta de Bento.

A partida teve uma queda de rendimento e intensidade. As duas equipes sentiram o cansaço e a altitude. Os dois comandantes efetuaram alterações, tentando mudar o panorama da partida. A partida seguia arrastada e sem grandes emoções. Porém, quando parecia que o empate prevaleceria, a LDU achou o gol salvador. Em jogada trabalhada por dois jogadores que entraram no decorrer do jogo.

Aos 41, Kaprof fez o passe para Reasco, que aproveitou, girou e bateu cruzado, sem chances para Bento, definindo a importante vitória por 1 a 0, que dá ao time equatoriano a vantagem para a partida da volta, semana que vem, na Arena da Baixada, casa do Athletico.

Ficha Técnica

Copa Sul-Americana
Quartas de final – Partida de ida

LDU: Gabbarini; Perlaza, Frank Guerra, Luis Caicedo e Christian Cruz; Zunino (Muñoz 2ºT/39″), Piovi (Scotto 2ºT/13″), Alcivar (Kaprof 2ºT/30″) e Jhojan Julio (Reasco 2ºT/30″); Luis Amarilla e Nilson Angulo (Arce 2ºT/00″)
Técnico: Pablo Marini
Gols: Reasco (2ºT/41″)
Cartões amarelos: Angulo (1ºT/38″)

Athletico: Bento; José Ivaldo, Pedro Henrique e Nicolas; Marcinho, Christian (Léo Cittadini 2ºT/17″), Richard (Erick 2ºT/36″) e Abner Vinícius (Márcio Azevedo 2ºT/36″); Nikão, David Terans (Fernando Canesin 2ºT/36″) e Carlos Eduardo (Renato Kayzer 2ºT/24″)
Técnico: António Oliveira
Cartões amarelos: Marcinho (1ºT/32″); Christian (2ºT/16″); Fernando Canesin (2ºT/47″)

Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 12/08/2021
Horário:
 19h15
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Eduardo Cardozo (PAR)
Árbitro de vídeo: Cristian Garay (CHI)