Athletico leva gol nos acréscimos e perde para o Ceará por 1 a 0
Na tarde deste sábado (17), Ceará, e Athletico se enfrentaram, na Arena Castelão, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em partida sem grandes emoções, na qual parecia que o empate permaneceria, o Furacão bobeou, e permitiu que o Vozão saísse de campo com os três pontos, após um gol marcado pelo atacante Wendson, aos 53 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Ceará dá um salto, e sobe ao oitavo lugar, com 18 pontos, mas pode perder posições na sequência da rodada. Já o Athletico, ainda com uma partida a menos, permanece na quinta colocação, com 20 pontos, posição que será poderá ser perdida no complemento da rodada.
Na próxima rodada, a 13ª da competição, o Ceará vai encarar o Sport Recife, no domingo (25), às 20h30, na Ilha do Retiro. Já o Athletico, terá pela frente o Internacional, também no domingo (25), mas às 18h15, na Arena da Baixada.
Tabu quebrado
O resultado derruba um tabu. O Athletico não perdia para o Ceará há nove anos. O último revés para a equipe cearense havia sido em 2012, pela sétima rodada da Série B, quando o Vozão fez 1 a 0, gol marcado pelo atacante Romário Rodrigues.
CEARÁ 1 X 0 ATHLETICO
O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Os 30 primeiros minutos foram de dar sono. Chances de gol efetivas, foram pouquíssimas. Levemente superior, o Athletico assustou aos 34 minutos, com Carlos Eduardo, que finalizou de longe e parou em Richard. O Ceará respondeu com duas boas chances, aos 34 e 36 minutos. Mas, em ambas, Bento salvou o Furacão. Uma delas, um milagre.
Na primeira, Rick fez grande jogada individual e finalizou, mas o goleiro athleticano salvou com a ponta dos dedos. Na segunda oportunidade, o arqueiro operou um milagre, após finalização à queima roupa de Cleber, na pequena área.
A segunda etapa começou com o Ceará em cima. Logo no primeiro minuto, Cleber arriscou de longe, e carimbou a trave esquerda de Bento, que ainda deu um leve desvio. O Vozão seguiu em pressionando, e teve outra boa chance aos 18 minutos, mas Vina chutou para fora.
Com dificuldades para criar jogadas de perigo, o técnico António Oliveira recorreu a Terans e Nikão, que começaram a partida no banco de reservas. O Athletico, porém seguia sem assustar o goleiro Richard.
O técnico Guto Ferreira também promoveu uma série de alterações, mas o panorama da partida não era alterado. Quando parecia que o placar permaneceria inalterado, o Ceará conseguiu achar o gol da vitória. Aos 53, Wendson aproveitou desvio de Messias, após cobrança de escanteio, e completou para o fundo das redes, decretando a vitória e os três pontos para a equipe cearense.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – Série A
12ª rodada
Ceará: Richard, Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Marlon (Kelvyn 2ºT/26″), Fernando Sobral (Pedro Naressi 2ºT/40″) e Vina (Wendson 2ºT/39″); Rick (Yony González 2ºT/17″), Lima e Cléber (Cristiano 2ºT/40″)
Técnico: Guto Ferreira
Gols: Wendson (2ºT/53″)
Cartões amarelos: Marlon (2ºT/02″); Buiú (2ºT/29″); Cristiano (2]T/47″); Lima (2ºT/55″)
Athletico: Bento; Khellven, José Ivaldo, Pedro Henrique e Nicolas; Léo Cittadini, Christian, Márcio Azevedo (Vitinho 2ºT/08″) e Jadson (Terans 2ºT/20″); Carlos Eduardo (Nikão 2ºT/20″)) e Renato Kayzer (Matheus Babi 2ºT/40″).
Técnico: António Oliveira
Cartões amarelos: (Vitinho 2ºT/24″)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (Ceará)
Data: 17/07/2021
Horário: 17h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
Árbitro de vídeo: Marcio Henrique de Gois (SP)