No começo da tarde desta quarta-feira (19) o Athletico se posicionou oficialmente sobre a campanha que alguns jogadores brasileiros, incluindo Neymar, estão fazendo contra o gramado sintético. Um dos pioneiros a colocar esse tipo de campo no seu estádio, o Furacão se juntou a Palmeiras e o Botafogo para defender essa escolha.

Ligga Arena lotada em jogo do Athletico
Ligga Arena tem gramado sintético. (Foto: Divulgação/ Athletico)

Na nota, o Furacão fez questão de afirmar que respeita a opinião dos atletas, mas que a qualidade geral dos gramados devem ser questionada. “Constantemente, o Athletico visita adversários que oferecem campos de jogos com gramados impraticáveis ao futebol e que oferecem riscos à segurança dos atletas”, lembra o clube.

O gramado sintético oferece muito mais estabilidade e homogeneidade durante o período da partida e ao longo das competições”, defende o Athletico. “Ainda, é importante ressaltar que não há estudos científicos que comprovem aumento de riscos de lesões em gramados sintéticos“, complementou o time rubro-negro, lembrando que o Furacão se destaca pelo pequeno número de lesões comparado a outros clubes.

Veja a nota do Athletico na íntegra:

Posicionamento sobre a qualidade dos gramados brasileiros

Desde a tarde de ontem, o Athletico Paranaense tem acompanhado as repercussões sobre as postagens dos atletas que se posicionaram contra os gramados sintéticos.

O clube respeita a opinião destes atletas, mas acredita que a discussão deve ser mais abrangente e questionar a qualidade de todos os gramados do futebol brasileiro (naturais ou sintéticos). Constantemente, o Athletico visita adversários que oferecem campos de jogos com gramados impraticáveis ao futebol e que oferecem riscos à segurança dos atletas.

Em 2016, de maneira pioneira no Brasil, o Athletico optou pela alteração do gramado da Ligga Arena com o principal objetivo de propiciar o melhor campo de jogo aos atletas. O gramado sintético oferece muito mais estabilidade e homogeneidade durante o período da partida e ao longo das competições.

Desde a implementação do gramado sintético, os testes de qualidade para certificação do gramado são realizados por laboratório especializado, homologado pela FIFA. A certificação FIFA QUALITY PRO (o mais alto nível de certificação FIFA) foi concedida e renovada em todos os anos, sendo as exigências cada vez maiores.

Ainda, é importante ressaltar que não há estudos científicos que comprovem aumento de riscos de lesões em gramados sintéticos. Inclusive, o Athletico tem se destacado pelo baixo número de lesões comparado às outras equipes, de acordo com levantamento feito e divulgado anualmente pelo http://ge.globo.com.

Pelo exposto, o Athletico reforça o compromisso com a integridade e a segurança dos atletas, assim como reforça que continuará os esforços para garantir sempre as melhores condições de jogo a todos.

Afinal, se o objetivo é garantir sempre o melhor gramado possível para o jogo, a decisão – qualquer que seja – deve ser planejada e baseada em dados, estudos técnicos e viabilidade estrutural, e não apenas em resistência cultural ou opiniões individuais”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.