Curitiba - Atualmente na oitava colocação da Série B, o Athletico pode se aproximar ainda mais do G4, diminuindo a diferença para dois pontos em caso de vitória sobre a Chapecoense, nesta terça-feira (16), às 21h35, na Arena Condá. E se este cenário acontecer, o Furacão ficará em uma situação mais confortável à esta altura do que em 2012, último ano em que disputou a competição, e conseguiu subir.

Parte do elenco do Athletico na Série B de 2012
Em 2012, Furacão fez um segundo turno impecável e garantiu o acesso. (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

Neste momento, o Rubro-Negro tem 19,5% de chances de conquistar o acesso e precisa de, pelo menos, mais nove vitórias para atingir os 63 pontos, pontuação que tem 99,83% de chance de subir, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Com 12 rodadas para o fim da competição, o Athletico vai precisar de um aproveitamento de 75% na reta final para subir. O primeiro passo é diante da Chape, que em caso de vitória, coloca o time de vez na briga.

Athletico teve 11 jogos de invencibilidade em 2012

Naquele ano, o Furacão vivia uma situação parecida com a de 2025, neste momento da competição. O que “salvou” o ano foi uma sequência emplacada na 28ª rodada. A partir dali, o Athletico não perdeu mais.

+ Athletico nunca venceu na Arena Condá, palco de ‘final’ na luta pelo G4

Foram sete vitórias e quatro empates, totalizando 11 jogos sem perder. O Furacão ganhou de América-MG, ABC, Avaí e Vitória de forma consecutiva. Depois, empatou com o Guarani, venceu Guaratinguetá e São Caetano, ficou no empate com o América-RN, derrotou o ASA, e empatou com Criciúma e Paraná Clube.

Inclusive, a dificuldade de entrar no G4 naquela temporada foi semelhante para o Athletico, que pintou entre os quatro primeiros pela primeira vez na 24ª, mas logo em seguida deixou o pelotão e só voltou na 31ª rodada, aí para não sair mais.

“Finais” do Furacão

Após o duelo com a Chape, faltarão 12 jogos para o fim da Série B de 2025, todos, decisivos para o Furacão. A lista de adversários inclui times que enfrentam diversas realidades dentro da competição, como o confronto com o rival Coritiba e com o Goiás, que disputam a primeira colocação, e clubes como Amazonas e Volta Redonda, que brigam para não cair para a Série C.

+ Athletico aparece ao lado de Flamengo e Palmeiras como times que mais lucraram nos últimos anos

Destes confrontos, seis serão na Arena da Baixada, contra Vila Nova, Operário, Avaí, Amazonas, Volta Redonda e América-MG, e outros seis fora de casa, contra Athletic, Atlético-GO, Remo, Coritiba, Goiás e Ferroviária.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.