Isabelle Neris é a primeira transsexual a obter autorização para jogar por times femininos no Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Isabelle Neris, de 25 anos, estreia oficialmente neste domingo

A Federação Paranaense de Voleibol (FPV) liberou, na última quinta-feira (2), Isabelle Neris para jogar por times femininos de vôlei. A atleta curitibana, de 25 anos, é a primeira transsexual autorizada no país a competir em torneios ligados à FVP.

Para obter o aval da Federação, Isabelle apresentou identidade social, documento de mudança de nome civil, além de exames hormonais, comprovando que o seu nível de testosterona é semelhante ao das outras atletas. Todo o processo foi apoiado pelo departamento administrativo do time “Voleiras”, equipe da qual a jogadora faz parte.

A estreia de Isabelle acontece neste domingo (5), em um torneio amador de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Com a autorização para participar em uma vaga feminina, o próximo passo é a inscrição do time de Isabelle nos demais torneios da Federação Paranaense. O primeiro será a Taça Curitiba, entre dia 20 e 24 de março.

Veja também:

Cinema dos EUA não exibirá ‘A Bela e a Fera’ por ter personagem gay