O verão na praia combina com diversão, momentos com amigos e inspira para a prática de esportes. Porém, para os atletas desta estação é preciso um pouco de cuidado para evitar que as férias terminem com lesões e acidentes indesejados. O ambiente do litoral – o sol e a areia – exige atenção com alguns detalhes.

O educador físico Felipe Gregorczyk, especialista em esportes de areia, reforça que existe uma grande diferente entre praticar esportes em locais fechados e praticar atividades na praia, expostos aos raios solares. “Em esportes de areia e em locais abertos, é exigido mais esforço dos músculos, principalmente das pernas, exigindo mais resistência. Em algumas praias a areia é mais fofa, o que torna a prática do exercício ainda mais desgastante e desafiadora”, comentou o profissional.
Conforme Felipe, os atletas que aproveitam a praia para praticar esportes precisam de alguns cuidados, para não estragarem o momento de diversão.
“Praticar esportes na areia, na praia, é algo super agradável, pois traz um contato maior com a natureza. Porém, os chamados atletas de verão precisam ter cuidados redobrados, principalmente em relação ao calor e hidratação. A exposição ao sol na praia é maior, então não podemos esquecer do protetor solar. Além disso, em dias de muito calor o corpo acaba transpirando mais, perdemos mais líquido”, completou o professor, que atua como instrutor de beach tennis, na Win Esportes de Areia, em Curitiba.

Dicas para praticar esportes na praia
Seja na corrida, no beach tennis, no vôlei ou no frescobol, os atletas precisam preparar o corpo para a atividade física. Assim como nos treinos diários, é necessário um aquecimento, porém, devido à exposição ao calor, na praia ele pode ser menos intenso e com foco nos músculos estabilizadores.
Confira algumas dicas do educador Felipe Gregorczyk para praticar esportes na praia:
- Melhor horário para as atividades é antes das 10h e após às 16h
- Dê preferencia a roupas leves, mais claras e que não apertem o corpo
- Uso de protetor solar diariamente
- Faça intervalos na sombra, com hidratação e reforço no protetor solar
- Realize a hidratação com água, sucos naturais, água de coco ou isotônicos
- Evite a ingestão de bebida alcoólica durante a prática esportiva

Por fim, Felipe destaca que a prática de esportes na praia é satisfatória e ajuda a manter a rotina de treinos durante as férias. “Praticar esportes na praia é muito gostoso, mas deve ser feito com sabedoria, respeitando os limites do corpo, com bastante hidratação e cuidados com o sol”, finalizou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!