Em uma prova marcada por chuva, bandeiras amarelas e trocas frenéticas de pneus, na madrugada deste domingo (16), o britânico Lando Norris, que havia largado na pole position, foi o vencedor do GP da Austrália, em Melbourne, a primeira corrida da temporada 2025 de Fórmula 1. O atual tetracampeão mundial, Max Verstappen, e George Russell completaram o pódio.

Lando Norris e Max Verstappen no GP da Austrália de F1
Lando Norris larga na frente na disputa pelo título (Foto: Divulgação/Formula1)

Na estreia pela Ferrari, o heptacampeão Lewis Hamilton terminou no décimo posto. Dos novatos, o italiano Kimi Antonelli, de 18 anos, foi o único que pontuou, terminando na quarta posição.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 2, não completou a prova. Na 47ª volta, com o retorno da chuva, o estreante pela Kick Sauber, que estava na 13ª posição, bateu. Assim como o brasileiro, os também novatos Jack Doohan e Isack Hadjar não completaram a corrida.

Estreante roda na volta de apresentação

O estreante Isack Hadjar bateu o carro ainda na volta de apresentação e ficou fora da primeira corrida da temporada. Com a bandeira amarela, o início da prova foi adiado. Anthony Hamilton, pai do novo piloto da Ferrari, Lewis, deixou os boxes para consolar o jovem piloto francês, visivelmente abalado por precisar abandonar a sua primeira prova na Fórmula 1. Com o safety car na pista, o estreante pela Williams, Carlos Sainz, rodou e também ficou de fora da prova.

Kimi Antonelli começou a chamar atenção ainda na 15ª volta, ultrapassando Nico Hülkenberg, da Sauber, e assumindo a 12ª colocação, mas rodou na pista e perdeu a vantagem, voltando ao 13º posto. A chuva voltou a cair na 19ª volta, ajudando os pilotos a esfriarem os pneus – Antonelli novamente ultrapassou o alemão, retomando a 12ª colocação após o erro.

Lando Norris comemora vitória no GP da Austrália de F1
Norris celebra a vitória com a equipe (Foto: Divulgação/Formula1)

Antonelli se destaca entre os novatos com o quarto lugar

O piloto mais novo da atual temporada de F-1 ultrapassou Stroll na 23ª volta, assumindo a 11ª posição. Com a batida de Fernando Alonso na volta 34, Antonelli tomou o 10º lugar.

Na volta 44, com o retorno das chuvas, os dois carros da McLaren, que até então lideravam a corrida, derraparam e Piastri ficou preso na grama. Verstappen aproveitou e tomou a liderança

Liam Lawson e Bortoleto bateram na 47ª volta e abandonaram a corrida. A roda do carro do brasileiro quebrou antes do impacto.

A segunda prova da temporada será no próximo fim de semana, quando acontece o GP da China, em Xangai. Treino classificatório e corrida também ocorrem durante a madrugada, ambos programados para às 4h (horário de Brasília).

Confira a classificação final do GP da Austrália de Fórmula 1:

1º – Lando Norris (ING/McLaren), em 1h42min06s304

2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 0s895

3º – George Russell (ING/Mercedes), a 8s481

4º – Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 10s135

5º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 12s773

6º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 17s413

7º – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 18s423

8º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 19s826

9º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 20s448

10º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 22s473

11º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 26a502

12º – Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls), a 29s884

13º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 33s161

14º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 40s351

Não completaram a prova:

Isack Hadjar (ALG/Racing Bulls)

Jack Doohan (AUS/Alpine)

Carlos Sainz (ESP/Williams)

Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)

Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)

Liam Lawson (NZL/Red Bull)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.