No último domingo (8) aconteceu o Grande Prêmio (GP) de Abu Dhabi, que encerrou a temporada 2024 da Fórmula 1. A corrida determinou a equipe campeã do Campeonato de Construtores.

Pela primeira vez desde 1998, a McLaren conquistou o Campeonato de Construtores, marcando 666 pontos. Por mais que Oscar Piastri tenha marcado apenas 1 pontos após a colisão com Max Verstappen na primeira volta, a vitória de Lando Norris garantiu que a equipe papaya levasse o título para casa.
Entretanto, a Ferrari lutou até o último segundo pelo campeonato. Terminando a temporada apenas 14 pontos atrás da McLaren, a escuderia encerrou a corrida com dobradinha P2 e P3, mesmo após Charles Leclerc largar na 19ª posição. O monegasco, que usa o número 16, conseguiu conquistar 16 posições durante a corrida.
GP de Abu Dhabi traz grandes despedidas
Além disso, o fim de semana foi marcado por despedidas marcantes para o esporte. O até então piloto da Ferrari, Carlos Sainz, se despediu da equipe italiana com um pódio inesperado. Em 2025, o espanhol correrá pela Williams.

Entretanto, quem ocupará o lugar de Sainz será o heptacampeão mundial Lewis Hamilton. Após 12 temporadas correndo pela Mercedes, o inglês se despede da equipe para tentar conquistar o oitavo título mundial pela Ferrari. Quem ocupa seu lugar no grid é o novato Andreas Kimi Antonelli.
Além de Hamilton e Sainz, quatro pilotos também se despediram no GP de Abu Dhabi. Entretanto, estes atletas ainda não tem vagas confirmadas para a próxima temporada.
Após a Sauber anunciar a contratação do brasileiro Gabriel Bortoleto, que compete ao lado de Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou ficaram sem vaga no grid. Entretanto, Bottas está sendo cotado para, possivelmente, tomar o lugar de Sergio Pérez na Red Bull Racing, que está com seu assento na equipe em risco.
Leia também:
- Athletico é rebaixado pela quarta vez em sua história; saiba mais
- Coritiba negocia troca de jogadores com o Guarani
Além disso, Kevin Magnussen se despediu da Haas e, consequentemente, da Fórmula 1. Porém, o dinamarquês já confirmou que competirá na categoria Endurance, pela BMW.
Por fim, o último piloto a se despedir no GP de Abu Dhabi foi o calouro Franco Colapinto. Após substituir Logan Sargent ao final da temporada, o argentino deixa a Williams para Carlos Sainz. Entretanto, há especulações que Colapinto substitua Jack Doohan na Alpine.
Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!
Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre Fórmula 1 no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.