O tradicional Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, recebe neste fim de semana a quarta etapa da Stock Car. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro entram na pista já nesta sexta-feira (17), quando acontecem os primeiros treinos livres. As duas corridas da Stock Car Pro Series serão realizadas no sábado (18) e no domingo (19).

Stock Car chega a Cascavel para disputa da quarta etapa da temporada
Curva do “Bacião” é uma das mais desafiadoras do automobilismo brasileiro (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

A temporada 2024 começou muito equilibrada, com cinco vencedores diferentes nas cinco primeiras corridas do campeonato. Consideradas as etapas concluídas de Goiânia e Interlagos, o líder do campeonato é justamente um piloto paranaense. O curitibano Julio Campos, que corre pela também paranaense Pole Motorsport, soma 198 pontos, apenas cinco a mais que o vice-líder Felipe Baptista.

Os também curitibanos Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), atual campeão da categoria, também estão bem no campeonato. Zonta é o quinto colocado, com 146 pontos, e Casagrande é o sétimo, com 142. Além deles, o outro representante paranaense é o jovem Zezinho Muggiati, estreante na categoria principal. Também natural de Curitiba, ele ocupa a 20ª posição na classificação, com 74 pontos.

Curitibano está confiante para etapa no Paraná

quem está otimista é o curitibano Zezinho Muggiatti, que está na busca por bons resultados e é patrocinado pelo também paranaense Grupo Vellore. “Nosso time está trabalhando para entregar um carro em excelentes condições pra podermos recuperar espaço no campeonato. É um grande privilégio estar de volta no meu estado para disputar a Stock”, disse o piloto.

Como uma das pistas mais velozes da temporada, no Autódromo de Cascavel é possível chegar à velocidade máxima de 240 km/h e, segundo Muggiati, tem uma das curvas mais difíceis do campeonato. “O Autódromo de Cascavel tem o famoso Bacião, uma das curvas mais desafiadoras do país e que exige um certo domínio do piloto”, explica ele. 

Zezinho foi o campeão da Stock Series em 2023. Durante o último ano foram 14 podiums e 6 Pole Positions, o que garantiu a Muggiati também a participação na equipe KTF, da qual faz parte também um dos maiores campeões da Stock, Cacá Bueno. “Estou muito feliz com a participação nesta temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro e por poder guiar ao lado de feras que já representaram o Brasil na Fórmula 1 e em tantos outros campeonatos internacionais”, finaliza o piloto.

Circuito cascavelense é parte importante da história da Stock Car

Em sua primeira viagem à Região Sul do Brasil na temporada 2024, a Stock Car retorna a um dos circuitos que recebeu a categoria no primeiro ano da sua história, em 1979. Quase 45 anos depois, Cascavel sediará uma prova da Stock Pro pela 30ª vez. Além da categoria principal, o circuito recebe neste fim de semana a segunda etapa da temporada da Stock Series, a divisão de acesso da competição.

O traçado cascavelense tem 3.058 metros, oito curvas e é percorrido em sentido anti-horário. O trecho que mais apreciado pelos pilotos é a Curva do Bacião, conhecida também como “Eau Rouge brasileira”, em alusão ao desafiador setor do circuito belga de Spa-Francorchamps, palco de provas do Mundial de Fórmula 1 e do Mundial de Endurance.

O Bacião reúne características únicas: em formato de raio longo, tem seu início de percurso em descida e término em subida, onde as velocidades ultrapassam com folga dos 200 km/h. Na visão de Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016 e com larga experiência em corridas de longa duração em Spa-Francorchamps, “a Curva do Bacião é muito mais legal que a Eau Rouge”.

A corrida sprint que acontecerá no próximo sábado, às 14h, será a 30ª da Stock Car em Cascavel. A pista do oeste paranaense tem três pilotos como os maiores vencedores: Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu têm três triunfos, cada.

No ano passado, Cascavel sediou duas etapas do campeonato. Em junho, Fraga foi o pole position, Daniel Serra venceu a Corrida 1 e Dudu Barrichello triunfou pela primeira vez na Stock Car na Corrida 2. Em novembro, na rodada que definiu os finalistas de 2023, Bruno Baptista conquistou a posição de honra e venceu a primeira prova da etapa, enquanto Felipe Massa venceu sua primeira corrida na categoria.

Confira a programação completa da Stock Car em Cascavel

  • Sexta-feira, 17 de maio
  • 08h00 – Stock Car Pro Series – Treino de Rookie
  • 08h45 – Stock Series – Shakedown
  • 09h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
  • 10h20 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookie)
  • 11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
  • 14h05 – Stock Series – Treino Livre 2
  • 15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
  • Sábado, 18 de maio
  • 08h50 – Stock Series – Treino Livre 3
  • 09h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
  • 10h50 – Stock Series – Classificação
  • 11h20 – Visitação aos Boxes
  • 12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
  • 14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
  • Domingo, 19 de maio
  • 09h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
  • 10h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
  • 11h30 – Visitação aos Boxes
  • 14h15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.