Curitiba - A Maratona Internacional do Paraná acontece nos dias 2 e 3 de maio e, até lá, os corredores já podem intensificar a preparação com provas de rua na capital. Está oficialmente aberta a temporada de corridas em Curitiba, e quem dá a largada para mais um ano de treinos e desafios é a Batel Run, que chega à décima edição no dia 25 de janeiro.

O fato de ser no verão e abrir o extenso calendário de provas na cidade dá uma vantagem para a Batel Run. Enquanto muitos ainda estão no embalo de promessas e metas, a prova se torna uma escolha óbvia diante da necessidade em cumprir e se realizar.
“É uma excelente oportunidade para as pessoas que estão entrando no mundo dos esportes. Quem quer experimentar a corrida de rua como hobbie acaba tendo essa coincidência boa com a data da prova e isso desperta o interesse de muitas pessoas. Além de outros que já correram e sempre voltam, pois gostaram da energia da prova e querem se desafiar novamente”, diz Laercio Poli, organizador da corrida
Entenda de onde surgiu a ideia de correr no Batel
A Batel Run já mudou a vida de muitos corredores que hoje são viciados na prática, mas que deram seus primeiros passos na tradicional prova. Inicialmente, a Praça da Espanha era o ponto de encontro da Batel Run nas suas primeiras edições. Depois a prova já passou pela Praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada, mas hoje a largada ocorre ao lado do Hard Rock Cafe Curitiba, na rua Buenos Aires. Apesar das mudanças do portal de chegada, o percurso se manteve desafiador e com poucas alterações ao longo das edições.
Nascido e criado na região, Laercio Poli sempre teve um carinho pelo bairro, que viu crescer e se desenvolver. Apaixonado por ciclismo e corrida, ele sempre foi um idealizador de eventos esportivos. Porém a ideia de promover uma corrida no Batel o cativou logo de cara.
“Eu tenho um carinho por toda a Curitiba, mas a rua Carlos de Carvalho, que fica em frente à Praça da Espanha, sempre traz recordações da minha infância. Quando surgiu a ideia de fazer uma corrida de rua na cidade eu estava muito preso ao bairro, mas faltava uma prova aqui no bairro. Então vi que a Praça da Espanha era um local perfeito para largar. A prova cresceu, mudamos o local de largada, mas nunca perdeu a essência de correr no bairro”, recorda.
Hoje a prova, que teve a sua primeira edição em 2015, chega na décima edição. Motivo de festa e comemoração para ele, que tem uma característica curiosa: costuma correr as provas que organiza, para sentir essa energia.
“É um sonho que vem lá de trás em promover o esporte, inserir as pessoas em uma atividade física. O carinhos das pessoas que já escolheram e fizeram as nove edições, além dos que estão chegando agora. Tem gente que corre por tempo, enquanto outros querem apenas curtir o trajeto, correndo com os amigos ou em família”, completa.
Últimas inscrições
A décima edição da Batel Run vai acontecer no dia 25 de janeiro, último domingo do mês. A ideia é reunir 3.500 pessoas em mais um passeio pelas ruas do bairro. Mas quem quiser participar dessa edição festiva precisa se apressar, pois as inscrições estão na reta final. Quem quiser correr cinco ou dez quilômetros podem garantir a sua participação até a próxima segunda, dia 19, através do site glpromo.com.br.
Serviço
10ª Batel Run
5 e 10 km
Data: 25/01/2026 – Largada às 07h
Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50, bairro Batel.
Inscrições podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br/e/batel-run-2026-74221
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.