A combinação praia e verão é um excelente incentivo para a prática de esportes. A brisa do mar, o pé na areia e o momento com amigos pode render atividades divertidas, além de auxiliar no condicionamento físico. Com os cuidados necessários para a prática na beira do mar, fazer esportes garante momentos de lazer e benefícios em relação à saúde física e mental.

Entre as opções de esportes de praia estão modalidades para praticar em grupos e também individuais. Devido às condições do ambiente, o exercício na areia promove a perda de calorias, fortalece os ligamentos e combate o estresse por conta do clima leve e de diversão.
Esportes de praia individuais
Confira alguns esportes de praia individuais para se divertir durante as férias.
Corrida na beira do mar
Uma das atividades mais praticadas na praia é a corrida e caminhada. A prática pode ser feita na areia ou no calçadão. Para o exercício é recomendado o uso de um calçado apropriado e cuidado com relação ao tempo de duração. As diferenças climáticas, com a corrida feita na academia ou em parques, pode alterar a reação do corpo e os resultados.

Ioga
A brisa do mar, o som das ondas e a calmaria de um nascer ou pôr do sol, pode garantir uma sessão de ioga inesquecível. O ambiente da praia favorece a meditação. Para a prática da atividade é preciso escolher o local e evita aglomeração de pessoas.
Surfe
O surfe é para os veranistas mais radicais. A prática exige um pouco de habilidade com a prancha, mas pode ser um momento de diversão com crianças e adultos na parte mais rasa.
Stand Up Paddle
O Stand Up Paddle se popularizou em algumas praias do litoral brasileiro, onde o mar é mais calmo. A atividade exige concentração, equilíbrio e condicionamento físico. É precisou tomar cuidado para não acessar áreas com a água mais agitada e não se afastar muito da areia.

Esportes de praia coletivos
Confira alguns esportes de praia para se divertir em grupos de amigos.
Beach tennis
O Beach tennis é um dos esportes que mais se popularizou nos últimos verões. A prática que usa raquete, bolinha e uma rede, garante a diversão da família toda e pode ser desenvolvida em diferentes níveis.
O esporte lembra o tênis tradicional, porém, é praticado com o pé na areia. Quadras de beach tennis se espalharam pelas grandes cidades e a modalidade virou febre no Brasil.
Beach tennis para crianças
Com o crescimento do beach tennis no país e a possibilidade da diversão em família, o número de crianças no esporte também aumentou. Alguns clubes possuem aulas voltadas para a iniciação dos pequenos, o que garante o desenvolvimento em família.
“A iniciação das crianças no beach tennis, é feita sempre da forma lúdica e descontraída. Os instrutores da área Kids, contam sempre com alguns recursos para deixar as aulas mais divertidas, como cones, bambolês e alvos. O beach tennis é um esporte que oferece hobby, lazer e competição, além de ser um esporte fácil de aprender. Essa modalidade tem conquistados cada vez o coração das famílias”, comentou Willian Rodrigues, instrutor de beach tennis infanto-juvenil.

O profissional, que dá aulas na Win Sports de Areia, em Curitiba, explica que para os pequenos, a técnica é dividida em etapas, conforme a idade dos alunos:
- 5 a 7 anos: a aula visa ser mais atrativa para as crianças. Nessa idade, o objetivo é desenvolver atividades como passar a bolinha para o outro lado da rede, acertar o alvo e treinamento de saque.
- 7 a 10 anos: nessa fase eles já têm mais facilidade em passar a bola por cima da rede, muitos já conseguem sacar da linha de fundo, então trabalhamos mais a troca de bola com os outros coleguinhas da turma. Trabalhamos a movimentação e algumas técnicas que eles já conseguem executar.
- 10 a 13 anos: nessa faixa etária eles já tem um desenvolvimento maior, já conseguimos trabalhar técnicas básicas e avançadas, principalmente situação de jogo e posicionamento em quadra.
Vôlei de praia
Redes de vôlei de praia podem ser encontradas em todo litoral brasileiro. O esporte olímpico é um dos mais praticados durante as férias e pode reunir toda a família. Caso a modalidade não seja aplicada conforme as regras, os participantes podem se divertir em rodinhas com toques na bola.

Futevôlei
Assim como o vôlei de praia, o futevôlei também agita o verão dos brasileiros. Com o desenvolvimento da modalidade, o nível de alguns participantes chama a atenção dos veranistas. Para quem quer começar no esporte, grupos de altinha podem ajudar na técnica.
Frescobol
O tradicional frescobol é quase um item indispensável do programa de praia do brasileiro. As raquetes e a bolinha estão sempre na beira da praia e a atividade pode ser praticada em diferentes níveis e idades.
Frisbee
O frisbee também é popular nas areias. O objetivo da atividade é arremessar discos, geralmente de plástico. A modalidade pode ser desenvolvida com outras pessoas e até cães.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui