Nos últimos dias, o site Footy Headlines, especialista em uniformes esportivos, revelou que o Brasil pode jogar a próxima Copa do Mundo com um uniforme vermelho. A possível mudança da tradicional camisa azul como segundo uniforme gerou polêmica nas redes sociais.

Endrick disputando a bola com De Paul e Paredes em um Brasil X Argentina.
Rumores indicam que a Seleção Brasileira não terá uma camisa azul na Copa do Mundo de 2026. (Foto: Divulgação/CBF)

Ao longo desta segunda-feira (28), se espalhou nas redes sociais um boato que dizia que o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só permite que os uniformes do Brasil sejam das cores verde, amarelo, azul e branco. Entretanto, não é verdade.

O que diz o estatuto?

No documento, de fato está escrito que os uniformes “obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema”. Apesar disso, as cores podem sim variar mediante a autorização da Confederação, “não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues em anúncio de renovação de contrato entre Seleção Brasileira e Nike
A CBF renovou a parceria com a fornecedora de material esportivo até 2038. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Portanto, é possível que a Seleção Brasileira tenha um uniforme vermelho para a disputa da Copa do Mundo. Apesar disso, a camisa I continuará sendo amarela.

Além disso, essa não seria a primeira vez que o Brasil abandona as tradições. Nos últimos anos, a Seleção já entrou em campo usando preto e branco, por exemplo.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.