Indo contra a tradição de décadas, a Seleção Brasileira possivelmente não terá um segundo uniforme azul. Segundo o site especializado em vazamentos de camisas de futebol Footy Headlines, o Brasil terá uma camiseta vermelha para a Copa do Mundo de 2026.

Ainda segundo o site, o uniforme seria uma confecção da Jordan, uma linha esportiva e grife da Nike, fornecedora de material esportivo da Seleção. Nos últimos anos, a Jordan produziu muitos uniformes para o Paris Saint-Germain, da França, que algumas vezes utilizavam cores diferentes das do clube.
Entretanto, não seria a primeira vez que a Seleção Brasileira inovaria no estilo. Ao longo da história, o Brasil já vestiu alguns uniformes ‘diferentões’ que caíram, ou não, nas graças dos torcedores.
1. Uniforme preto – 2023
O Brasil entrou em campo todo de preto em um amistoso contra a Guiné em 2023. Realizado em Barcelona, na Espanha, a partida ficou marcada por diversas ações de conscientização sobre o combate ao racismo. A decisão veio em meio a uma onda de ataques racistas contra Vinícius Jr. na Espanha, como uma forma de apoio da Confederação Brasileira de Futebol ao atacante.

Sobre o uniforme, foi originalmente projetado para o uso exclusivamente dos goleiros na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Ele possui decalques que remetem à onça-pintada, assim como os uniformes dos jogadores de linha, e o escudo amarelo vazado.
2. Releitura de uniforme branco – 2019
Como uma forma de homenagem ao centenário do primeiro título sul-americano conquistado pela Seleção Brasileira, foi lançado um segundo uniforme branco, com os detalhes em azul, remetendo a camisa da época.

O uniforme foi usado pela primeira vez na estreia do Brasil na Copa América de 2019, numa partida contra a Bolívia, no Morumbi.
3. Uniforme verde escuro – 2014
Apesar de nunca ter sido utilizado em jogo, a Seleção Brasileira já teve um terceiro uniforme verde escuro. O modelo fou usado pelo time comandado por Felipão em um treino na Neo Química Arena, na véspera da estreia da Copa do Mundo de 2014, contra a Croácia.

4. Primeiro uniforme amarelo – 1954
Mesmo a camisa que deu fama à ‘Seleção Canarinho’ foi novidade um dia. Depois de um concurso feito pelo Correio da Manhã em 1953, três anos depois da derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, o ‘Maracanazzo’.
O gaúcho Aldyr Schlee, morador de Pelotas, mas natural da região fronteiriça com o Uruguai, já questionava o uniforme branco utilizado pela Seleção Brasileira desde a época da Copa do Mundo. Dessa forma, o jovem sugeriu a mudança pela camisa amarela com calções azuis.

A ‘amarelinha’ foi apresentada no Maracanã sob grande festa da torcida e foi usada pela primeira vez numa vitória do Brasil sobre o Chile em 28 de fevereiro de 1954. Rapidamente a camisa foi associada a boa sorte e às conquistas da Seleção Brasileira na década, como os Jogos Pan-Americanos de 1956 e a Copa do Mundo de 1958.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.