O Azuriz segue sendo um dos principais caçulas do futebol paranaense. A equipe de Marmeleiro, que nos últimos anos tem feito apostas interessantes em termos de elenco e comissão técnica, inclusive, é o time mais novo a disputar a elite em 2025.

Carinhosamente chamada de Gralha, o Azuriz jogará a 1ª divisão do Campeonato Paranaense pela quinta vez em sua história. Fundado em 2018, a equipe busca superar a histórica participação na temporada de 2021, quando fechou o torneio com a quinta melhor campanha.
Alternando um sonho por grandes desempenhos nas competições mas uma realidade que não deixa o clube “tirar os pés do chão”, o Azuriz conta com uma torcida apaixonada e um estádio acanhado para fazer bonito em 2025.
Relação com ídolo do Real Madrid e do Fluminense e rápido crescimento: o início do Azuriz
Em fevereiro de 2018, uma família e um grupo de investidores, que tem a participação do lateral-esquerdo Marcelo, ex-Real Madrid e Fluminense, se uniu e fundou o Azuriz. A instituição, todavia, nasceu com o propósito primário de focar na formação de jovens atletas a partir das categorias de base.
Porém, ainda que estivesse interessado neste ideal, o clube se filiou a FPF e ingressou nas competições profissionais. Mesclando jovens e experientes, passou rapidamente pela terceira divisão em 2019 e conquistou, já em 2020, seu primeiro título: o de campeão da segunda divisão estadual.
Leia mais:
Campeonato Paranaense 2025: Tudo que você precisa saber sobre o Maringá
Campeonato Paranaense 2025: Tudo que você precisa saber sobre o Operário
Portanto, com apenas dois anos de vida, o Azuriz atingiu o patamar de ser um clube da elite do futebol paranaense de maneira rápida e eficaz. O interesse e a atenção em cima da instituição cresceu e, para 2021, o foco subiu. Era necessária uma mudança de patamar. E ela ocorreu de maneira surpreendente.
Caçula surpreende com campanha histórica, cria ídolos e mira torneios nacionais
O Azuriz abriu a temporada de 2021 como um clube de 1ª divisão paranaense. Sendo o mais jovem a jogar o torneio naquele ano, poucos apostavam, porém, em uma grande campanha. Sob o comando do técnico Fabiano Daitx, o maior da história da equipe, a Gralha surpreendeu.
Com uma campanha histórica, onde chegou a vencer o Athletico e empatar com Coritiba e Paraná Clube, o Azuriz avançou às quartas de final. O Coxa, por exemplo, sequer foi ao mata-mata naquele ano. Nas quartas, a histórica campanha acabou com uma dura eliminação para o Operário.
Ainda sim, a participação rendeu o fruto de jogar a Série D e a Copa do Brasil de 2022, os primeiros torneios nacionais para o Azuriz.
Dentro de campo, o lateral-direito Hayner (que depois passou por Coritiba e Santos) e os atacantes Edson Carioca e Lucas Vieira foram alguns dos nomes responsáveis pela façanha.
Destaque na Copa do Brasil e estabilização: Azuriz vira “osso duro de roer” e garante sequência
Embalado e com calendário cheio, o Azuriz reforçou o plantel para 2022. Investindo forte na base, o clube trouxe reforços pontuais para o Paranaense, a Copa do Brasil e a Série D. O meia Fabrício Oya, cria da base do Corinthians, foi o principal nome contratado pela direção.
Todavia, o ano não começou bem. O Azuriz se manteve na elite para 2023 por poucos pontos e, sem vaga ao mata-mata, via como improvável a ida a torneios nacionais para o próximo ano. Portanto, era necessário um acesso à Série C do Brasileirão algo que, no fim, não ocorreu.
Na Série D, o time paranaense não chegou a dar trabalho. Porém, na Copa do Brasil, fez muito bonito. De maneira surpreendente e com classificações emocionantes, o Azuriz eliminou Mirassol e Botafogo-SP graças a vitórias suadas por 1 x 0 em seu estádio, o Os Pioneiros, em Pato Branco.

E, diante do tradicional Bahia, na terceira fase, “caiu atirando”. Empatou em 0 x 0 na Fonte Nova e, após um 1 x 1 em casa, caiu para o Tricolor de Aço nos pênaltis. Ainda sim, a campanha entrou para a história e é motivo de orgulho até hoje.
Em 2023, o clube não foi bem no Paranaense e, novamente, não foi ao mata-mata. Naquele ano, Tcheco, ex-Paraná Clube e Coritiba, comandou a equipe na elite do estadual, sem, porém, ir bem.

Em 2024, porém, a campanha surpreendeu mais uma vez. Sob o comando do experiente Gilson Kleina, o Azuriz foi ao mata-mata e caiu para o Operário, carrasco de 2021. A vaga na Série D de 2025, porém, estava garantida.
Receita para sucesso em 2025 se baseia em manutenção do elenco e valorização da base
O Azuriz já se movimenta de maneira intensa para a temporada de 2025 há alguns meses. O clube acertou a contratação do técnico Emerson Cris, ex-Grêmio e Chapecoense e manteve o time-base do bom estadual de 2024.
Todavia, o vice-presidente Robson Ramos, em contato com a reportagem da Jovem Pan News Curitiba, traça metas humildes para o ano: “O foco primário é permanecer na elite. Todavia, se conseguirmos isso, buscaremos um calendário nacional e fazer a melhor campanha na história da primeira divisão”.
O clube está se reforçando. O goleiro Arthur (ex-Coritiba), os volantes Xavier (ex-Corinthians e Avaí) e Edinho (ex-Fluminense) e o atacante Wellisson (ex-FC Cascavel) defenderam o Azuriz no Paranaense de 2024 e estão de volta ao clube. O dirigente explicou como está sendo feita a montagem do elenco.
Para Robson, trazer atletas que atuaram no clube em 2024 e mesclar com atletas da base pode ser a receita do sucesso do Azuriz.
“Valorizamos muito a base e, a nossa primeira geração, é a dos nascidos em 2005. Aproveitamos atletas que tinham contrato conosco e estavam emprestados, especialmente pela identificação que eles tem conosco. Isso é o desejo de ter uma equipe competitiva”, finalizou o dirigente.
Estádio acanhado é receita para o sucesso e crescimento do Azuriz
Com sua sede localizada na cidade de Marmeleiro, o Azuriz manda os seus jogos em Pato Branco, no estádio Os Pioneiros. O local acanhado pode ser classificado como um “estádio raiz”, visto que possui poucas arquibancadas, estruturas simples e o público que fica próximo ao gramado.
A capacidade de público, portanto, é baixa. Apenas 1500 pessoas, em média, conseguem assistir a jogos no local. Estes se dividem entre os próprios torcedores do Azuriz e demais simpáticos pelo clube. As maiores lotações ocorreram em jogos da Copa do Brasil e em encontros com Athletico, Coritiba e Paraná.
Tabela de jogos no Campeonato Paranaense 2025
Na primeira fase, o Azuriz fará onze partidas. Para se classificar ao mata-mata, o time tem que fechar a primeira fase entre os oito primeiros colocados. Confira a ordem dos jogos:
1ª rodada – Rio Branco x Azuriz (Municipal Fernando Charbub Farah)
2ª rodada – Andraus x Azuriz (Vila Olímpica do Boqueirão)
3ª rodada – Azuriz x Athletico (Os Pioneiros)
4ª rodada – Azuriz x Paraná Clube (Os Pioneiros)
5ª rodada – FC Cascavel x Azuriz (Olímpico Regional)
6ª rodada – Azuriz x São Joseense (Os Pioneiros)
7ª rodada – Azuriz x Operário (Os Pioneiros)
8ª rodada – Londrina x Azuriz (Estádio do Café)
9ª rodada – Azuriz x Coritiba (Os Pioneiros)
10ª rodada – Maringá x Azuriz (Willie Davids)
11ª rodada – Azuriz x Cianorte (Os Pioneiros)
Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!
Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o futebol paranaense, mundial e internacional no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.