Árbitros do futebol paranaense promovem ação com camisas de clubes para ajudar instituições

Publicado em 26 jun 2020, às 17h04. Atualizado às 17h38.

Um grupo de árbitros do futebol paranaense, em parceria com a Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná (APAF), lançou nesta quinta-feira (25) uma campanha para arrecadar fundos e ajudar instituições de caridade durante a pandemia do coronavírus. Para incentivar as doações, 40 camisas de clubes e 16 de arbitragem serão sorteadas entre os participantes.

Para participar da ação é simples. A cada R$ 30 doados o participante recebe um número. No dia 01 de agosto será realizado o sorteio de 8 lotes, sendo que cada um possui cinco camisas de clubes brasileiros e duas de arbitragem. As doações poderão ser efetuadas até o dia 31 de julho.

“Eu já faço trabalho social há algum tempo […] No início da pandemia fiz uma ação no meu Instagram com camisas, apenas com amigos pessoais e consegui arrecadar uma grana legal. Só que daí quando eu fiz isso, com o sorteio em uma live na rede social, os árbitros CBF de Curitiba tiveram a ideia de fazer uma ação maior”, contou o árbitro José Mendonça.

Arbitragem solidária

O grupo que idealizou o projeto é formado por aproximadamente 20 árbitros, todos paranaenses e participantes do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou da Federação Internacional de Futebol (FIFA), e representantes da APAF. O principal objetivo da ação é ajudar instituições e pessoas em situação vulnerável.

“A campanha surgiu de uma ideia do Mendonça (árbitro), após ele realizar uma ação individual, coletar alguns recursos e comprar cestas básicas para atender comunidades carentes, do pessoal que realmente está sofrendo com essa questão do coronavírus. A partir disto, eu pensei que coletivamente poderíamos fazer algo maior, envolvendo o estado do Paraná, que contém muitos árbitros, muitas pessoas conhecidas, e com cada um ajudando com um pouquinho a gente consegue juntar mais força”, comentou o árbitro assistente Bruno Boschilia, que atualmente faz parte do quadro FIFA.

Logo que os árbitros tiveram a ideia, a APAF foi informada e de imediato aceitou a parceria para arrecadar doações. O presidente Eli Marini comentou que a associação está sempre aberta a novas ideias e que durante a pandemia tem se preocupado com as necessidades dos profissionais de arbitragem.

Apesar do objetivo inicial da arrecadação ser para instituições de caridade, os idealizadores não descartam a possibilidade de ajuda em alimentos para árbitros que estejam com dificuldades. “Pode ser que o árbitro que esteja precisando, seja ajudado até mesmo pela instituição que estaremos fazendo as doações”, declarou Marini.

Durante a pandemia a classe da arbitragem também foi atingida, com a paralisação de todos os campeonatos de futebol. Como medida auxiliar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou um programa de benefício para os profissionais que compõem o quadro nacional.

“A ideia é mostrar que o árbitro vai além do campo, que o árbitro não está apenas dentro das quatro linhas e a gente tem um olhar por aqueles que estão precisando, que estão sofrendo neste momento. Também é uma forma de retribuir, porque a própria CBF tem nos ajudado com uma taxa mensal”, destacou Mendonça.

Campanha com camisas de futebol

Para ajudar instituições de caridade, o grupo de árbitros resolveu doar camisas de clubes brasileiros, que arrecadaram durante jogos que trabalharam. Entre o material selecionado estão camisas novas de grandes times do futebol brasileiro. Dos 40 mantos separados 30 são de clubes da Série A, 9 da Série B e um da Série C.

campanha rifa arbitros parana
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Para receber um número e concorrer ao sorteio, o participante deverá realizar uma doação no valor de R$ 30. O valor deve ser transferido para a conta da APAF:
Associação Profissional dos Árbitros de Futebol PR (APAF-PR)
Banco Itaú
Agência 0655
C/C 23.954-9
CNPJ: 78.226.792/0001-04
Após o depósito é necessário enviar um email para contato@apafpr.esp.br com as informações de contato (nome e telefone), além do comprovante da transferência. Em seguida, você receberá o seu número participante para o sorteio.

Para que não haja apenas um ganhador, foram montados oito lotes contendo, cada um, cinco camisas de clubes e duas de arbitragem. Na sequência em que forem sorteados, os vencedores poderão escolher um dos lotes abaixo, restando ao oitavo sorteado o último prêmio disponível:

  • LOTE 1: Flamengo, Coritiba (treino), Bragantino, Santos Vitória
  • LOTE 2: Corinthians, Paraná Clube, Botafogo, Goiás e Bahia (treino)
  • LOTE 3: Palmeiras, Fluminense, Operário Ferroviário, Vitória e América-MG
  • LOTE 4: Grêmio, Coritiba, Fluminense, Chapecoense e Santos
  • LOTE 5: Vasco, Coritiba, Atlético-MG, Fortaleza e Bahia
  • LOTE 6: Cruzeiro, Coritiba, Fluminense, Santos e Sport
  • LOTE 7: Fluminense, Cruzeiro, Ceará, América-MG e Coritiba
  • LOTE 8: São paulo (treino), Atlético-MG, Londrina, Santos e Fluminense

*todos os lotes acompanham duas camisas de arbitragem

Mostrar próximo post
Carregando