Clubes paranaenses se articulam pela volta do estadual

Publicado em 8 jul 2020, às 13h35. Atualizado às 13h51.

Após a CBF afirmar que o início das competições nacionais se dará no começo do mês de agosto, os clubes paranaenses voltaram a se movimentar pelo retorno do futebol no estado. Parado desde o dia 15 de março, o Campeonato Paranaense ainda tem mais três fases até a sua conclusão.

A retomada estava programada para o dia 15 de julho, após conversa realizada entre os clubes e a Federação Paranaense de Futebol (FPF). Mas com o avanço da covid-19 no Paraná e o decreto estadual que restringiu diversas atividades – incluindo as esportivas – em diferentes regiões, uma nova data deverá ser estipulada para a volta do campeonato.

Clubes e Federação se alinharam pelo retorno no dia 19 de julho, quatro dias após a primeira data convencionada entre as partes. Entretanto, a volta do campeonato depende de uma autorização do Governo Estadual, que pode vetar o retorno oficial das partidas no Paraná.

As equipes paranaenses têm pressa pela volta do estadual, pois temem um futuro conflito de datas no calendário esportivo. Com a afirmação da CBF de que a volta dos torneios nacionais acontecerá já no início do próximo mês, os clubes do estado querem evitar a disputa simultânea do restante do Campeonato Paranaense com outras competições.

De acordo com a Banda B, uma opção discutida entre as equipes seria a redução no número de jogos no Paranaense, com partidas únicas nas fases finais, diminuindo de seis para três as datas até a conclusão do campeonato.

RETORNO

A reportagem entrou em contato com a FPF e os clubes classificados para as quartas de final do Paranaense, que afirmaram aguardar uma posição do Governo do Estado para a retomada oficial do campeonato. Já a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná afirmou que não há uma previsão de discussão sobre a retomada dos jogos.

Na próxima sexta-feira (10), será divulgado um balanço sobre os resultados gerados pelas medidas restritivas que foram impostas no começo do mês e, dependendo dos resultados, o decreto poderá sofrer mudanças.

Mostrar próximo post
Carregando