Curitiba - Carlinhos Neves é sinônimo de uma vida dedicada ao esporte. O curitibano de 69 anos atuou por cerca de 45 anos no futebol, onde conquistou títulos e fez história. Desde jovem envolvido com a categoria mais apaixonante do país, Carlinhos, agora, lança na terça-feira (28) o livro Carlinhos Neves: Conversas sobre futebol – 45 anos da história de um preparador físico.

Carlinhos Neves lança livro em que conta histórias dos 45 anos de futebol. (Foto: Tetê Motta/RIC)

Entre passagens por Athletico, Coritiba e Paraná Clube, Carlinhos esteve também em outros grandes clubes do Brasil e teve a chance de trabalhar na seleção brasileira. Em entrevista concedida ao programa Bate Pronto Paraná nesta quarta-feira (22), Carlinhos lembrou um pouco das histórias as quais se envolveu em mais de quatro décadas de vivência no mundo da bola.

“Quando olho pra trás, não vi o tempo passar”, admite Carlinhos Neves, oficialmente aposentado

A carreira de 45 anos de Carlinhos Neves no futebol chegou ao fim. E isso é ele mesmo que garante. Após uma rápida passagem pelo Athletico em 2022, quando assumiu a coordenação de saúde e performance do clube, o profissional agora revive um passado que lhe deu tudo no esporte. Ainda que não esconda a felicidade pela trajetória criada, admite que gostaria de ter tido um ciclo encerrado de uma melhor forma no esporte.

+ Veja as possibilidades de acesso e rebaixamento na Série B após a 33ª rodada

Faltou um melhor desfecho pro fim da carreira. Pra mim, ela acabou no São Paulo em 2019. Eu já não estava mais conseguindo acompanhar, já tinha deixado o Atlético-MG e o Santos anteriormente quase que da mesma forma. Durante a carreira, sempre disse que o título mais importante era o próximo. E eu ganhei muito: Libertadores, Brasileirão, estaduais… costumo dizer que, quando olho pra trás, não vi o tempo passar. Fui muito feliz“, garantiu.

“Meu foco sempre foi em atingir o ser humano antes do atleta”, admite Carlinhos Neves

O currículo é vasto: Paraná, Coritiba, Athletico, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos, Grêmio, Grêmio Maringá, Vitória, Portuguesa, Botafogo, seleção brasileira… sem contar experiências pelo extinto Pinheiros e um trabalho no Shandong Luneng-CHI. Dentre todos os trabalhos, Carlinhos destaca um foco que jamais perdeu: o de formar seres humanos antes de atletas.

+ Vítima pega gancho maior do TJD-PR do que jogador que praticou injúria racial

“O fundamental pra mim era saber como que eu poderia atingir cada pessoa. Eu tenho muito orgulho de dizer que, pelas minhas mão, passaram mais de três mil, quatro mil atletas. Eu acho que os clubes, hoje, estão prestando mais atenção em algo que eu já via lá atrás. Um ser humano melhor é, naturalmente, um jogador melhor“, afirmou.

Citação à referências históricas está em livro escrito por Carlinhos Neves

A escola de Carlinhos Neves no futebol começou lá atrás, no Coritiba, em 1979. Ainda que como estagiário e entrando no ramo da preparação física, ele cita alguns dos profissionais que se tornaram pilares na vida.

“Exercitar os jogadores para que eles tivessem bons treinamentos era um mantra de grandes treinadores, como o do Telê Santana, por exemplo. Isso me encantava, mesmo que eu jamais quisesse ter sido treinador na vida. Sempre digo que houve três pilares na minha vida: Ênio Andrade, Otacílio Gonçalves e Rubens Minelli. Depois, tive a sorte de trabalhar com tantos outros profissionais sensacionais”, contou Carlinho Neves.

+ Com Atletiba e shows em Curitiba, polícia reforça estratégia de segurança para duelos da Taça FPF

Para se ter ideia, os profissionais citados por Carlinhos Neves são multicampeões no futebol paranaense. Entre títulos estaduais e nacionais, os três marcaram época no estado e ajudaram a levar o nome do Paraná ao destaque no Brasil. Ênio Andrade, por exemplo, era o treinador campeão brasileiro com o Coritiba em 1985.

Serviço para o lançamento do livro de Carlinhos Neves

O evento ocorre na próxima terça-feira (28) no restaurante Don Max (Rua Petit Carneiro, 394) às 18h. O valor da obra assinada pelo escritor Caibar Pereira Magalhães Júnior é de R$ 100.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!