Curitiba - O Coritiba inicia um mês decisivo na luta pelo retorno à Série A. Com 50 pontos conquistados na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025, o time alviverde está a apenas 14 pontos da marca considerada suficiente para ficar muito próximo de carimbar o acesso. Em outubro, a equipe terá quatro dos seis jogos no Couto Pereira, incluindo o clássico Atletiba.

Torcida coxa-branca praticamente lotou o Couro Pereira contra o Remo.
Coxa precisa voltar a fazer do Couto sua grande força. (Foto: Gustavo Oliveira/Coritiba)

A sequência começa nesta sexta-feira (3), contra o Botafogo-SP, e segue com outro duelo no Couto, diante do Atlético-GO, na quinta-feira (9). Depois, o Coxa encara o Cuiabá, fora de casa, no domingo (12), antes de receber o rival Athletico no dia 19.

No fim do mês, o time enfrenta o Volta Redonda como visitante, no dia 25, e fecha outubro novamente diante da torcida, contra o CRB, no dia 31. Caso conquiste 100% de aproveitamento em casa, o Coritiba chegará aos 62 pontos, ficando a apenas dois de alcançar o número mágico de 64 pontos, que praticamente garante vaga na Série A de 2026.

Jogos do Coritiba em outubro:

  • 03/10 (Sex, 21:30) – Coritiba x Botafogo-SP
  • 09/10 (Qui, 19:30) – Coritiba x Atlético-GO
  • 12/10 (Dom, 20:30) – Cuiabá x Coritiba
  • 19/10 (Dom, 18:30) – Coritiba x Athletico
  • 25/10 (Sáb, 16:00) – Volta Redonda x Coritiba
  • 31/10 (Sex, 19:00) – Coritiba x CRB

Treinador pede foco jogo a jogo

Após a vitória sobre o Avaí por 2×0, que devolveu o time à liderança, o técnico Mozart reforçou a necessidade de concentração total em cada rodada.

Desses dois jogos em casa, estou pensando única e exclusivamente no Botafogo-SP. Nem penso ainda no Atlético-GO, que ainda está muito distante”, destacou o treinador.

O comandante também chamou atenção para o equilíbrio da Série B e para a condição física dos atletas. “Contra o Botafogo-SP será um jogo duro, como todos são. Precisamos ver a questão física dos nossos jogadores, do Ronier, que é bem importante para nós”, afirmou.

+ “Estamos vivos, não morremos em nenhum momento”, destaca goleiro do Coritiba

Mozart ainda convocou a torcida para apoiar o time nesta reta final.

A preparação agora é para o jogo contra o Botafogo-SP. Nós vamos nos preparar para vários cenários que vamos possivelmente enfrentar. Esse jogo em casa é importante que a gente se mobilize, que o torcedor nos apoie, que a gente crie essa atmosfera de final. Agora é a fase final da competição, o apoio de todos os torcedores e a mobilização do clube são fundamentais, porque será um jogo importante para nós”, concluiu.

Irregularidade no Couto Pereira vira desafio extra para o Coritiba em outubro

Apesar da sequência favorável no Couto Pereira, o Coritiba terá de melhorar o aproveitamento como mandante. O clube soma 61,9% de rendimento em casa, com sete vitórias, cinco empates e duas derrotas, a 10ª melhor campanha da Série B como mandante.

O clássico Atletiba promete ser o confronto mais desafiador da sequência. Isso porque o Athletico aparece como segundo melhor visitante da competição, atrás apenas do próprio Coritiba. O duelo será no domingo, 19 de outubro, às 18h30, no Couto Pereira.

+ “A tolerância com os técnicos brasileiros é bem menor”, reclama treinador do Coritiba após vitória 

Já os outros adversários que vêm a Curitiba apresentam desempenhos mais modestos fora de casa: o Botafogo-SP tem a 16ª campanha como visitante, o Atlético-GO ocupa a 14ª posição e o CRB aparece apenas em 17º no ranking da Série B longe de seus domínios. Esse cenário pode ser aproveitado pelo Coxa para somar pontos importantes diante de seu torcedor.