O Coritiba finalizou na última sexta-feira (22) a sua melancólica participação no Campeonato Brasileiro Série B de 2024. Com um Couto Pereira vazio e uma derrota para o Botafogo-SP por 3 x 1, o Coxa deixou o estádio vaiado e cobrado pela torcida, que criticou a atuação deprimente na décima sexta (e última) rodada que o clube somou em 38 rodadas.

A participação, inclusive, é a pior da história da Série B. O Coritiba finalizou o torneio na 12ª colocação com 50 pontos, dois a menos que o time de 2018, que também não subiu. Contudo, além de todos os problemas que rodearam a campanha, como as sucessivas trocas de treinadores, houve também o desperdício de pontos em muitos jogos, especialmente no 2º turno.

Coritiba cedeu muitas viradas na Série B
CRB foi um dos times que venceu o Coritiba de virada na Série B (Foto: Dido Henrique/Coritiba)

Relembre alguns deles:

CRB 2 x 1 Coritiba – 1º turno – 15ª rodada – 13/07/2024

Realizando uma campanha irregular no 1º turno e sob o comando do pressionado Fábio Mathias, o Coritiba enfrentou o CRB em Maceió-AL. O rival lutava contra o rebaixamento para a Série C e sofreu no início do jogo contra o Coxa. Atuando no estádio Rei Pelé, o time paranaense abriu o placar graças a um gol contra de Anselmo Ramon, aos 35 minutos do 1º tempo.

Leia mais:

Eliminações, técnicos e erros: Coritiba fracassa em 2024

Coritiba perde para o Botafogo-SP em despedida de 2024

Robson conta bastidores de saída do Coritiba e fala em “gratidão”

Todavia, a boa atuação da etapa inicial sucumbiu com a pressão e melhor organização do CRB na etapa final. Primeiro, o zagueiro Saimon igualou o marcador logo aos 8 minutos. Ainda que não fosse um cenário muito interessante, um ponto em Alagoas não era um cenário ruim para o Coritiba. Porém, Anselmo Ramon, agora ao favor do CRB e aos 40 do 2º tempo, garantiu a vitória dos alagoanos.

Coritiba 1 x 1 Ponte Preta – 2º turno – 20ª rodada – 11/08/2024

O Coritiba estreava o técnico Jorginho no Couto Pereira em uma partida contra a Ponte Preta. O jogo marcava o início do returno e colocava, frente a frente, dois times que estavam próximos à zona de rebaixamento. Mandante, o Coxa tomou a iniciativa do jogo e abriu o placar na reta final do 1º tempo, com Robson.

Porém, a partida mudaria drasticamente na etapa final. A expulsão do próprio Robson mudou os rumos do jogo e deu à limitada Ponte Preta a chance de crescer e buscar o empate. E ele aconteceu, com um golaço anotado por Gabriel Novaes, aos 50 minutos do 2º tempo. Dois pontos valiosos desperdiçados.

Operário 2 x 1 Coritiba – 2º turno – 26ª rodada – 15/09/2024

Um dos jogos mais dramáticos do Coxa nesta Série B foi em Ponta Grossa, contra o rival estadual Operário. Debaixo de uma forte chuva, o Coritiba controlou a partida no início e abriu o marcador com um gol do volante Zé Gabriel. Houve ainda possibilidades de ampliar o marcador e praticamente definir a partida o que, todavia, não ocorreu. E custou caro.

No 2º tempo, a chuva apertou e o Coritiba se perdeu. Lances evitáveis trouxeram o Fantasma para o jogo e o empate surgiu em uma cobrança de falta de Nathan, já aos 33 minutos. A partir daí, a partida reservou chances de gols para ambos os times mas, em um contra-ataque fulminante, o Operário venceu. Daniel arrancou do meio campo e chutou forte contra a meta de Morisco. Nova derrota de virada.

América-MG 2 x 1 Coritiba – 2º turno – 30ª rodada – 04/10/2024

Outra derrota emblemática do Coritiba na Série B. O Coxa enfrentou o América-MG na Arena Independência, em Belo Horizonte. O rival estava embalado por uma boa sequência de resultados e tinha mais chances matemáticas de conseguir o acesso do que o time paranaense. Mas foi o Coritiba que começou melhor e fechou o 1º tempo com vitória parcial de 1 x 0: gol de Natanael.

Porém, no 2º tempo, o Coritiba recou muito e chamou o América-MG para o jogo. O Coelho, embalado pela torcida, conseguiu empatar aos 24 minutos, graças a um belo gol de falta de Rodriguinho. Pressionado, o Coxa teve dificuldades em segurar o empate e cedeu a virada. Aos 41, Matheus Davó aproveitou cruzamento e garantiu a vitória aos mineiros.

Paysandu 2 x 1 Coritiba – 2º turno – 33ª rodada – 23/10/2024

A derrota que ceifou qualquer chance de acesso do Coritiba. Já com chances mínimas de subir, o Coxa foi ao Pará embalado por vitórias seguidas contra CRB e Vila Nova. No 1º tempo, o Coxa soube controlar o ímpeto do Paysandu na Curuzu e abriu o placar graças a um gol de Júnior Brumado. A situação pareceu controlada quando, no 2º tempo, Matheus Trindade foi expulso e deixou o Papão com dez em campo.

O que o Coxa não contava, porém, era que o Paysandu seria guerreiro e teria forças para virar o marcador. Primeiro, João Pedro, de pênalti, igualou o marcador. Aos 44 minutos do 2º tempo, após erro de Alef Manga no início da jogada, Jean Dias virou a partida para o Papão que, no fim da Série B, garantiu a permanência.

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o Coritiba no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.

Erick Mota posando para foto
Erick Mota

Editor-chefe

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.