Curitiba e Paraná - Depois de não ser vazado diante do Volta Redonda, o Coritiba alcançou a marca de 19 jogos sem sofrer gols nesta Série B. O número representa metade das rodadas disputadas na competição (38) com ainda quatro jogos pela frente.

Mozart em treino do Coritiba
Mozart deve fazer mudanças no Coxa para buscar voltar a vencer. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

O ditado de que “a defesa é o melhor ataque” se encaixa bem no Coritiba do técnico Mozart. Dono da melhor defesa da competição, com 21 gols sofridos em 34 jogos, a solidez defensiva consolida o Coxa como líder do campeonato e próximo de conquistar o acesso.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

“Essa solidez defensiva é determinante pra você brigar lá em cima, pelo menos eu entendo dessa forma. E quando eu falo solidez defensiva, começa na pressão com Josué e Dellatorre, e aí você tem Maicon, Jacy, o trabalho dos pontas…”, explicou o treinador em entrevista à rádio TMC, depois da vitória na última rodada.

Equilíbrio do Coritiba

Em contraste com a melhor defesa, o Coritiba tem um dos piores ataques da Série B. A equipe marcou 35 gols em 34 jogos, sendo o sétimo pior setor ofensivo da competição, Mozart explicou que o final da temporada acaba pesando neste momento, mas ressalta que a estratégia deu certo contra o Volta Redonda.

+ Coritiba perde um dos pilares do setor defensivo e Mozart ressalta números

“A ideia é sempre você ter a bola, até pela característica do nosso time. Nós sabíamos que teríamos as nossas chances, de contra-ataque e bola parada, e tivemos, poderíamos ter aproveitado melhor (…) Tem a questão emocional também, são dez meses dos jogadores ouvindo as mesmas informações, então é desgastante pra todo mundo“, ressaltou.

Marca das equipes de Mozart

A consistência defensiva é uma marca consolidada nos trabalhos de Mozart. O treinador, que se inspira em referências da “arte de defender” como Diego Simeone e José Mourinho, comandou o Mirassol na Série B de 2024, detendo a melhor defesa da competição.

+ Mãe do zagueiro Jacy, do Coritiba, morre e clube se solidariza

Naquela campanha, em que o time paulista garantiu o acesso, a equipe de Mozart sofreu apenas 26 gols em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. Ou seja, a tendência é que o Coxa 2025 tenha números ainda melhores, uma vez que precisaria levar cinco gols para igualar o desempenho do treinador em 2024.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.