O Coritiba apresentou o técnico Mozart na manhã desta quarta-feira (4). A entrevista coletiva, que contou com a presença do diretor William Thomas, foi realizada no estádio Couto Pereira. Em uma hora e meia de papo, o novo comandante do clube falou sobre o planejamento para a temporada de 2025.

Mozart é apresentado como o novo técnico do Coritiba
Mozart é apresentado como o novo técnico do Coritiba. Foto: Reprodução/Coritiba

Esse é o retorno de Mozart ao Coritiba após quatro anos. Em 2020, ele fez parte da comissão técnica do time que, no fim daquela temporada, acabou rebaixado. Todavia, Mozart não terminou o ano no Coritiba. Ele passou por diversas equipes do futebol brasileiro, tais como CSA, Atlético-GO, Guarani e Cruzeiro.

Porém, Mozart, que atou no Coxa no fim dos anos 90, volta credenciado pelo excelente trabalho realizado no Mirassol. Em pouco mais de um ano, o comandante consolidou o projeto do time paulista e o classificou para a Série A de 2025. Contudo, pediu demissão ao final da Série B para vir ao Coritiba.

Diretor do Coritiba admite temporada abaixo e explica escolha por Mozart

O diretor do clube, William Thomas, abriu a entrevista coletiva nesta quarta-feira (4) admitindo a temporada ruim do Coritiba. O profissional afirmou que o ano de 2024 foi “aquém da grandeza do clube”, ressaltou a reestruturação interna que foi feita e explicou os motivos de escolher Mozart.

Leia mais:

Coritiba mira a contratação de cinco atletas do Mirassol

Mozart é o novo técnico do Coritiba para a temporada 2025

Coritiba pode manter poucos jogadores do time para 2025

“Foi um período de restruturação interna, um choque com capacitação e qualificação profissional. Porém, foi uma temporada muito aquém das expectativas e da grandeza do Coritiba. A decisão de escolher o Mozart é pelo sentido de ter muitos predicados em nosso favor e em favor dele. E um deles é aumentar o senso de pertencimento junto ao torcedor”.

William Thomas também ressaltou a história dele enquanto atleta do clube.

“O Mozart tem uma história dentro do clube. Ganhou o mundo através da oportunidade que o Coxa deu para ele. Sabe o que representa. Ele conhece o tamanho da instituição e a pressão que existe. O Mozart tem um trabalho de campo que é consequência do que é feito no dia a dia”, finalizou.

Mozart agradece oportunidade e traça planos para o Coritiba

Mozart não escondeu a felicidade de retornar ao Coritiba após quatro temporadas ausente. O treinador surpreendeu logo em sua primeira fala, afirmando que seria “cômodo” permanecer no Mirassol. Além disso, ele ressaltou a consciência da dificuldade que espera do ano de 2025 para o Coxa.

“Acredito em ciclos. Estou muito confiante. Seria muito cômodo da minha parte ter ficado no Mirassol. E, sei que lá um ciclo se encerrou. Será um ano de muitos obstáculos. Todavia, acredito que ele será muito promissor para nós”.

Mozart foi questionado sobre diversos temas pela imprensa. Na sabatina, o novo treinador aproveitou para explicar seus pontos de vista relacionados à base e a maneira que o time pretende jogar em 2025.

“O Coritiba é um clube formador. O Pedro Morisco é um grande case de sucesso, por exemplo. Vamos construir uma ideia juntos nesse primeiro momento. Em relação a identidade: vou trabalhar bastante para trazer jogadores com perfil que se adaptem ao jogo. Quero que a equipe tenha a minha cara o mais rápido possível. Porém, em pouco tempo de trabalho não vou conseguir dar isso”, afirma.

Matheus Frizzo, reforços e mais: Thomas e Mozart detalham planejamento

O técnico Mozart foi imediatamente questionado sobre um suposto interesse do Coritiba em trazer atletas do Mirassol, clube que comandou até novembro. Recentemente, o portal trouxe a informação de que cinco atletas do time paulista estavam na mira do Coxa. O novo comandante admitiu o interesse.

“Estamos monitorando muitos jogadores, mas seremos muito criteriosos para trazê-los. A exigência do torcedor do Coritiba é muito grande. Obviamente, tem atletas do Mirassol que estamos de olho. Quero continuar o desenvolvimento atletas e, me gostaria muito ter atletas polivalentes na equipe”, garantiu.

O questionamento sobre a situação de Matheus Frizzo também foi abordado pelos jornalistas na coletiva de imprensa. O meia, artilheiro do time na Série B deste ano com dez gols, segue vinculado à Tombense-MG e, especulado em outras equipes, não tem permanência garantida no Coxa.

William Thomas, todavia, se desvencilhou do tema quando questionado sobre a situação atual de Frizzo, garantido apenas a existência de “conversas boas”.

“Temos conversas com o detentor dos direitos dele. A conversa é boa, mas ainda não temos uma definição final”, finalizou.

“O time tem que saber fazer tudo”, garante Mozart

Questionado por Rogério Scarione, setorista do Coritiba na Jovem Pan News, sobre como pretende jogar no Coritiba, Mozart deu uma resposta curiosa: o time tem que saber faze tudo. O treinador se baseou no exemplo que fez no Mirassol.

“Nosso time era uma equipe que detinha uma grande posse de bola e uma capacidade grande de finalizar. Mas, paralelo a isso, fomos a melhor da defesa da Série B. O jogo exige que você vá bem em todos os setores. Vamos trazer atletas que saibam fazer várias coisas. O mundo pratica isso”, afirmou.

O treinador ainda garantiu que o Coritiba versão 2025 “não ficará em cima do muro”

“O jogo exige que o time saiba fazer tudo e, de preferência, bem. Não vamos ficar em cima do muro. É nisso que eu acredito”, garantiu.

A estreia do Coritiba em 2025 será contra o Londrina. A bola rola no domingo, dia 12 de janeiro, no Couto Pereira. O jogo é válido pela 1ª rodada do Paranaense.

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o Coritiba no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.