Curitiba - Curitiba vai se tornar o centro das atenções do skate brasileiro. Pela primeira vez, a cidade receberá uma etapa do STU National, o mais importante circuito da modalidade no país. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de julho e reunirá a elite do esporte nas pistas recém-inauguradas do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Tarumã.

A etapa contará com cerca de 80 skatistas e paraskatistas, incluindo um time de anfitriões de peso. Nomes como Luigi Cini, Augusto Akio, Gui Khury e Ítalo Romano, todos com forte ligação com a cidade, estão confirmados na disputa, que promete agitar as modalidades Street e Park.
Reconhecimento e investimento
A chegada do STU a Curitiba é vista como o resultado de um longo processo de investimento e valorização do skate na cidade. “Temos um carinho muito grande pelo skate em Curitiba. Desde 2013, requalificamos nada menos do que 15 pistas. Sediar esse evento é um grande prazer e um orgulho enorme”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
A visão é compartilhada pelo governo estadual. Para o secretário de Esporte, Helio Wirbiski, o evento consolida o Paraná como um polo da modalidade. “Faremos mais um grande evento numa pista onde treinam atletas que já nos trouxeram medalhas olímpicas e mundiais. Isso mostra que o investimento público no esporte de base e de alto rendimento dá resultado”, destacou.
Estrutura de ponta
O palco da competição, o CNSK8, foi inaugurado em 2023 com o objetivo de oferecer uma estrutura de nível olímpico. As pistas foram desenhadas para atrair competições de alto rendimento e, ao mesmo tempo, servir à comunidade local. A pista de Street, com 1.050m², está sendo remodelada com novos obstáculos especificamente para a etapa. A de Park ocupa uma área de 771m².
“Os equipamentos foram projetados para atender a demanda por pistas com características olímpicas, tanto para o treino dos skatistas profissionais quanto para competições”, explicou Sylvio Az, arquiteto da Rio Ramp Design, uma das empresas responsáveis pelo projeto.
O espaço também cumpre um papel social importante, atendendo diariamente dezenas de alunos e crianças com autismo, em uma iniciativa de inclusão através do esporte.
A história do skate em Curitiba
A relação de Curitiba com o skate vem desde a década de 70. Os primeiros praticantes enfrentaram a falta de espaços adequados e a resistência de autoridades, mas a cena local nunca parou de revelar grandes nomes, como Marco Maguila, Fernando Johnson, Ferrugem, Larissa Carolo e Marcelo Kosake, que ajudaram a construir a base para o momento atual.
O STU National de Curitiba tem patrocínio master do Banco BV e apoios da Prefeitura, do Governo do Estado, Red Bull e Heineken 00. O evento tem a homologação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!